arco
 
   
Inscrições abertas para o 2º Semestre
Cursos Livres Fevereiro 2015

CURSOS DE ARTES EM:

Cerâmica
Cinema/Imagem em Movimento
Desenho
Escultura
Fotografia
Gravura
Ilustração/Banda Desenhada
Joalharia
Pintura
História e Teoria da Arte

Horários diurnos e pós-laborais, em Lisboa - Rua de Santiago 18 e em Almada - Quinta de São Miguel.


CURSOS LIVRES/WORKSHOPS


Workshop de Cerâmica: Moldes de Gesso e Látex

Aprendizagem da construção de moldes simples de gesso e latex. Apresentação do seu potencial de aplicação na construção de peças em barro.
Professora: Katie Lagast

data: 2 a 11 Fev 2015; 2ª feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; 4ª feira 10h00 às 13h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 123,00€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)


Curso Teórico “A bofetada e o soco: o manifesto como discurso artístico”

A bofetada e o soco1: o manifesto como discurso artístico
A afirmação de um formalismo e de um estilo não condiz com o passo brando e pensativo do génio. Os tempos difíceis exigem união e punho forte. A urgência de uma tomada de posição formal faz do manifesto não uma declaração de princípios, mas um modo de fazer arte. Os ânimos estão ao rubro e a picardia sobre o que deve ser arte enreda o manifesto artístico de intertextos e imagens.
Partindo da leitura comentada dos manifestos2 das vanguardas históricas e outros textos clássicos de rutura, iremos traçar cronologicamente a história das mudanças estilísticas. Iremos também analisar as novas formas de construção imagética para localizar o vocabulário, a gramática e semântica da arte moderna e contemporânea.
Futurismo F.T. Marinetti, Manifeste du Futurisme (1909)
Construtivismo Kasimir Malevitch, Suprematist Manifesto (1916)
Dadaísmo Hugo Ball, Dada Manifesto (1916) e Tristan Tzara, Dada Manifesto (1918)
Surrealismo André Breton, Le Manifeste du Surréalisme (1924) e Deuxième Manifeste du Surréalisme (1929)
Minimalismo Michael Fried, Art and Objecthood (1967)
Arte Povera Germano Celant, Arte Povera, Appunti per una guerriglia (1967)

1. Do Manifesto Futurista de F.T. Marinetti.
2. Os textos serão traduzidos e facultados aos participantes.

Professores: Joana Batel

data: 3, 10 e 24 de fevereiro, 3, 10 e 24 de março 2015; 3ª feria das 18h30 às 20h30
local: Culturgest. Rua Arco do Cego - Edifício Sede da CGD. 1000-300 Lisboa
preço: 50 Creditos (alunos do Ar.Co) | 40€ (inscrições na Culturgest)

Inscrições e informações no Serviço Educativo da Culturgest 21 761 90 78 | (10h30-12h30 / 14h30-17h) culturgest.servicoeducativo@cgd.pt
www.culturgest.pt


SÁBADOS Workshop de ilustração e desenho científico no Museu Nacional de História Natural e Ciência - Museu Portátil

Partindo das colecções do museu, os participantes terão de encontrar um grupo de objectos de sua eleição para criar um museu imaginário em miniatura através da elaboração de um repertório de dados e imagens dos objectos escolhidos.
A representação dos objectos das diferentes colecções possibilitará o uso de várias técnicas de desenho/ilustração.
Professores: Daniel Lima, Teodora Boneva

data: 21, 28 Fev e 7, 14, 21 Mar 2015; Sábados das 10h30 às 13h.
local: Local: Museu Nacional de História Natural e Ciência, Rua da Escola Politécnica 56/58, 1250-102 Lisboa
preço: 110,00€ + 2,5€ (Seg.)


SÁBADOS Fotografia Aplicada a Museologia no Museu Nacional de História Natural e Ciência

O curso apresenta técnicas fotográficas aplicadas ao registo de acervos museológicos. Curso destinado a profissionais e/ou estudantes da área da fotografia e ciência.
Professor: José Vicente

data: 21, 28 Fev e 7, 14, 21 Mar 2015; Sábados das 10h00 às 13h.
local: Local: Museu Nacional de História Natural e Ciência, Rua da Escola Politécnica 56/58, 1250-102 Lisboa
preço: 160,00€ + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão: Conhecimentos básicos de fotografia.


Oficina de Projectos e Atelier Livre de Cerâmica (2º Semestre)

Execução de projetos de curta duração com acompanhamento semanal.
Apoio na experimentação de materiais e técnicas cerâmicas.
Orientação no desenvolvimento da expressão individual.

6 horas/semana de atelier livre

Professores: Maria Ana Vasco Costa, Teresa Ramos

data: ver observações
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 475€ + 47,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Datas e horário da Oficina de Projectos:
23 e 25 Fev, 5,12, 19, 26 Mar, 9, 16, 20, 22 e 30 Abr, 7, 14, 21, 28 Mai, 4, 11, 15 e 17 Jun

Horário: 2ª feira 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
4ª feira das 10h00 às 13h00
5ª feira das 11h00 às 13h00

Atelier Livre: 3ª e 5ª das 14h às 17h

Condições de Admissão: Entrevista.


História da Arte: A Arte Moderna II - Cruzamentos

O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada num semestre lectivo. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").

Professores: José António Leitão

data: 23 Fev a 15 Jun 2015; 2ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.

Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com


Workshop Intensivo com Ramon Puig Cuyas - A eloquência do fragmento: ou a visibilidade da ausência

“Fragmentos” propõe um diálogo entre o que existe e o que não existe. O fragmento ajuda a tornar visível a ausência e subtilmente estimula a imaginação a sugerir o que está em falta. Trata-se de um workshop criativo assente nesta dinâmica aplicada à joalharia contemporânea.

Conteúdo do workshop:
A arte contemporânea utiliza a estética do fragmento pois reflete a realidade do nosso tempo, cada vez mais complexo. Vivemos submersos num mundo sem limites, no qual podemos unicamente antever fragmentos dispersos. Se não conseguimos abarcar a totalidade a estratégia será avançar pouco a pouco, por etapas, por fragmentos. O fragmento também é o resto de uma totalidade perdida.
O workshop abre com uma iniciação teórica acompanhada de múltiplos exemplos gráficos e propõe actuar sobre a matéria a partir de duas atitudes ou estratégias: a do detective ( arqueólogo) e a do assassino. Recompor: restaurar, re-instalar, juntar, re-unir, re-unificar e Des-compor: dividir, separar em partes, selecionar, cortar, romper, des-montar. O processo criativo terá como base dispersar e reunir conjuntos que possam ser modelos para construção de possíveis jóias.

Professores: Ramon Puig Cuyas

data: 23, 24, 25, 26 e 27 Fev 2015; 2ª a 6ª feira das 10h às 13h
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 130€ + 13€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Ramon Puig Cuyas irá falar do seu trabalho numa Palestra dia 27 de Feveiro às 18h30 no Salão do Ar.Co,onde também irão ser apresentados os resultados do workshop. Entrada Livre.


Curso Nocturno de Desenho/Pintura (2ºSemestre)

Curso em horário nocturno que segue as orientações gerais do programa do Curso Regular diurno. Os três níveis do Curso funcionam em conjunto, visando uma aprendizagem mais diversificada e um mais rápido alargamento dos horizontes culturais, técnicos e estéticos dos participantes, sem prejuízo de uma atenção diferenciada e personalizada. Neste ambiente, os exercícios práticos e temáticos, visam desenvolver capacidades de observação e representação e registos expressivos cada vez mais individualizados. Uma atitude experimental face aos materiais, (tinta de óleo, tinta-da-china, guache, carvão, pastel de óleo, grafite, etc.) e modos de fazer introduzem gradualmente os participantes às questões da criação artística contemporânea. O progresso do trabalho é acompanhado de forma contínua pelos professores e confirmado em avaliações formais com um dos responsáveis do departamento, com vista à constituição de um portfolio abundante e personalizado.
Professores: André Almeida e Sousa, João Miguéis

data: 24 Fev 2015 a 18 Jun 2015; 3ª e 5ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
preço: 4 x 124,50€ +€ + 60,00€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Curso Nocturno dedicado a desenvolver competências técnicas e autorais nas áreas da Pintura e do Desenho. Opção de desenvolvimento posterior com candidatura a Curso regular de Nível 3, Projecto Individual, Curso Avançado de Artes Plásticas ou outra.


Curso Nocturno de Joalharia I (2º semestre)

513 Projecto de Joalharia I Introdução à Joalharia através de uma abordagem simultaneamente teórica e prática. É dada grande importância à aprendizagem das técnicas básicas de joalharia, aplicadas a projectos criativos com grau de dificuldade crescente e ao longo dos quais se promove a pesquisa de conteúdos, formas e materiais.

641 JL Técnicas para Projecto I Técnicas para Projecto será leccionada de acordo com a especificidade das propostas de cada aluno, tendo em vista a realização dos seus projectos. Além da aprendizagem das técnicas tradicionais estimula-se o aluno a investigar e a propôr novos materiais.

Professores: Sónia Brum (Monitora), Inês Nunes

data: 24 Fev 2015 a 18 Jun 2015; 3ª e 5ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 4 x 141,50€ + 60€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Site de apoio ao curso
http://joalhariacursonocturno.tumblr.com


História da Arte: do Barroco ao Século XXI

Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.

Professores: Manuela Correia Braga

data: 24 Fev a 4Jun 2015; 3ª e 5ª feira feira das 14h30 às 16h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com


Workshop de Desenho: Modelo Concreto/Modelo Abstracto

Exercícios práticos que visam alterar e reiventar a relação prescrita olho-mão-corpo a partir da tensão concreto/abstracto, inerente a qualquer modelo. Proposições simples, sistematização do olhar-fazer. Desenhar como um exercício em si, nunca concluído.
Professor: Marcelo Costa

data: 25 Fev. a 25 Mar.2015; 4ªfeira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
preço: 87,50€ + 8,75€ (Insc) + 0,75€ (Seg)


Curso Teórico Ilustração| B. D.

Este módulo tem como objectivo dar a conhecer o trabalho de ilustradores e autores contemporâneos de Banda Desenhada, permitindo uma abordagem aos conteúdos históricos e formais da Ilustração e Banda Desenhada. O programa é constituído por pequenos blocos de formação específicos.

Professores: Manuela Correia Braga, Convidados

data: 25 Fev a 17 Jun 2015; 4ª feira das 18h30 às 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 250€ + 25€ (Insc) + 2,50€ (Seg)


Workshop Laboratório de Video 1: Animação directa em película

Workshop técnico onde cada participante poderá realizar um pequeno filme de animação directa em película 16 mm. O workshop encerrará com uma mostra pública seguida de conversa informal.
Professor: Victor Jorge

data: 25 Fev. a 25 Mar.2015; 4ªfeira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 123,50€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)


Workshop de Gravura: Técnicas de impressão

Workshop de gravura onde serão abordadas as seguintes técnicas: água-forte, ponta seca, água-tinta e linóleo. Para além da introdução técnica será explorada e potenciada a relação destas técnicas com o trabalho mais individual dos participantes.
Professor: Jorge Nesbitt

data: 26 Fev. a 26 Mar.2015; 5ª feiras das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 157,5€ + 15,75€ (Insc) + 0,75€ (Seg)


Workshop Laboratório de Vídeo 2: Dispositivos da Imagem em Movimento

Consideram-se, num contexto laboratorial e através de uma perspectiva arqueológica, os aparelhos ópticos e os dispositivos pré-cinematográficos, produzindo e reflectindo com base nos aparatos analógicos da imagem.
Professora: Maria Mire

data: 26 Fev. a 26 Mar.2015; 5ª feira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 123,50€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)


Workshop de Pintura: Quadros Vivos e ‘Las Meninas’ de Velazquez

A partir da reencenação da obra “Las Meninas” de Velazquez e de encenações ao vivo inspiradas noutras obras pictóricas, cada participante produzirá uma série de estudos onde a composição é centrada no cenário, na caracterização/figurino e nos olhares.

Professores: António Marques

data: 27 Fev. a 24 Abr. 2015; 6ª feira das 15h30 às 18h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 140€ + 14€ (Insc) + 2,5€ (Seg)


Curso Teórico: História(s) do cinema 1

A imagem em movimento fora do Cinema - Vídeo Arte e transdisciplinaridade. A contribuição do movimento para o esboroamento das fronteiras disciplinares. Uma visão para além da técnica.
Professores: Carlos Natálio, Amândio Coroado, Marcelo Costa

data: 27 Fev a 27 Mar 2015 /quizenal); 6ª feira das 18h00 às 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 65€ + 6,5€ (Insc) + 0,75€ (Seg)

Inscrições nos Cursos até 3 dias úteis antes da data de início.
Embora o Ar.Co faça todos os esforços para evitar alterações, reserva-se o direito de cancelar cursos ou alterar programas e horários e professores.

Imagem.João Catarino

   
  Ar.Co  
 

Antigo Mercado de Xabregas
Rua Gualdim Pais
1900-255 Lisboa

T 218 801 010
F 218 870 261

secretaria@arco.pt
www.arco.pt

 
 
 
 

O AR.CO é apoiado por:

Ministério da Educação e Ciência
Secretaria de Estado da Cultura
Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social/
/Instituto do Emprego e Formação Profissional
Fundação Calouste Gulbenkian
Banco BPI
Giefarte
Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Almada
Fundação Carmona e Costa
Fundação Joana Vasconcelos
Fundação Oriente
Instituto Português da Juventude
Sistema Solar
Barracha
Bazar do Vídeo
Epson Portugal
Espírito Santo Investment Bank
Hovione
Novo Banco
Ana Martinho
Bruno Costa Cabral
José de Guimarães
José Luís da Cruz Vilaça
Leonor e António Parreira
Madalena Lobo Antunes
Maria Campilho
Mary Salgado
Véronique Jaeger e Rui Freire Patacho
Bruno Castro Santos
Carpe Diem Arte e Pesquisa
Cinemateca Portuguesa
Culturgest
Filipa Reis e João Miller Guerra
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
João Dias
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Museu Nacional do Azulejo
Santa-Rita Arquitectos