arco
 
   
Open Studio
+ Nova Biblioteca

Em simultâneo com a Exposição de Outono/Open Studio 09, inaugura Sábado 26 de Setembro, pelas 15h30, na Quinta de S.Miguel em Almada, a nova Biblioteca do Ar.Co.

Local: Quinta de S.Miguel | Estrada do Casquilho | 2805-061 Almada Tel.213 953 838
Datas: De 28 de Setembro a 1 de Outubro de 2009
Horário: Segunda a Quinta das 10h30 às 13h e das 14h às 18h


Exposição de Outono/Open Studio

Trata-se de uma das duas apresentações públicas anuais dedicadas a resultados escolares. O subtítulo “Open Studio” indica o maior grau de informalidade na apresentação dos trabalhos, tentando reflectir de modo directo, não só o clima de ateliê, como a escolha que cada departamento realiza a partir da experiência concreta de um ano lectivo: exercícios, workshops, orientações específicas, programas especiais…
Estarão presentes trabalhos em Desenho, Pintura, Tipografia, Design Gráfico, Fotografia, Cinema/Imagem em Movimento, Cerâmica, Joalharia e Ilustração/Banda Desenhada, assim como os resultados dos Programas para Jovens (dos 10 aos 14).


Biblioteca

Anteriormente instalada em Lisboa, na Rua de Santiago, a Biblioteca da escola passa a ocupar as instalações remodeladas para esse fim na Quinta de S. Miguel.
A Biblioteca pode ser consultada por alunos, professores e público exterior ao Ar.Co e conta com cerca de 9.000 livros e catálogos, 300 publicações periódicas e aproximadamente 90.000 diapositivos. Um arquivo de imagens fixas e móveis em formato digital encontra-se em elaboração. As áreas representadas compreendem a Arte Primitiva, a Arte Grega e Romana, o período Medieval, o Renascimento, os séculos XVII-XVIII, a Arte Moderna e Contemporânea, a Filosofia, Estética e Teoria de Arte, a Joalharia, as Artes Gráficas, a Fotografia, a Cerâmica, o Design, a Tipografia, a Gravura, a Ilustração/Banda Desenhada, o Vídeo, o Cinema, as Artes Decorativas, a Poesia e a Literatura, a Música, a Arquitectura, etc.
A Biblioteca dispõe ainda de um arquivo de recortes de imprensa e outros materiais referentes à produção artística contemporânea nacional e internacional (em permanente actualização) e mantém um serviço de permutas com artistas, galerias e instituições nacionais e internacionais entre os quais se destacam o Centro Português de Fotografia, o Centro de Artes Visuais de Coimbra, a Fundação de Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Livraria Assírio & Alvim, a Culturgest, a Fundação Cupertino de Miranda, o Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela, o Museo de Bellas Artes de Valência, etc.

O Plano de reestruturação do Ar.Co - Almada conta com o financiamento exclusivo da Câmara Municipal de Almada, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Millennium-bcp e R.E.N. Redes Energéticas Nacionais.

Apoios: PF - Mesas e Cadeiras Unip. Lda, Tintas Barbot, TemaHome.

Para mais informações e imagens contactar:
Ana Bustorff Martinho, Ar.Co - Gabinete de Comunicação e Desenvolvimento
Tel. 21 880 10 15 | anabmartinho@arco.pt

   
  Ar.Co  
 

Antigo Mercado de Xabregas
Rua Gualdim Pais
1900-255 Lisboa

T 218 801 010
F 218 870 261

secretaria@arco.pt
www.arco.pt

 
 
 
 

O AR.CO é apoiado por:

Ministério da Educação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Ministério da Cultura
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Câmara Municipal de Almada
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Millennium bcp
REN - Redes Energéticas Nacionais
BES - Banco Espírito Santo
Câmara Municipal de Lisboa
Companhia de Seguros Tranquilidade
EPSON Portugal S.A
Caixa Geral de Depósitos
Fundação Carmona e Costa
Hovione
José de Guimarães
Madalena Lobo Antunes
PF - Mesas e Cadeiras Unip. Lda
Tintas Barbot
TemaHome