arco
 
   
Matinées de
Design no Ar.Co

colóquios - palestras - conferências - debates

O Departamento de Design Gráfico do Ar.Co toma a iniciativa de organizar uma série de acções que orbitam em temas associados à actividade do Design, onde profissionais da disciplina partilham experiências e lançam questões sobre temas tão diversos como o Design de Ambientes ou o Motion Graphics.

Pretende-se com estas actividades confrontar os estudantes destas áreas, principal público-alvo, bem como todos os interessados, com algumas das realidades deste contexto profissional e que, eventualmente, transcendem mesmo os limites da actividade.

Sábados às 15h30
Ar.Co, Rua de Santiago, 18, 1100 Lisboa
Entrada Livre


Como vemos os espaços por onde andamos.

Conferência com Luísa Pires Barreto, ESAD, CR.

Todos os dias percorremos espaços que normalmente já conhecemos e nesses casos a definição de um trajecto é-nos instintiva. É quando nos dirigimos a espaços que ainda não conhecemos que vamos necessitar de algo que nos ajude. Na maioria dos casos, são os sistemas de sinalização que nos facultam essa informação e orientação. Para compreender como se desenvolve um projecto de sinalização de um espaço, temos primeiro de compreender como é que vemos e percorremos os espaços. O que se pretende com esta nossa conversa é estabelecer o elo entre o transeunte (e como ele deambula no espaço) e o modo como os sistemas de sinalização providenciam informação para a definição de percursos.

data: 27 de Fevereiro às 15h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa (Salão)
preço: Entrada Livre

Luísa Pires Barreto (1967) Mestre em Design (ramo Design Gráfico) pela FA – UTL, sobre o tema de "Wayfinding em Aeroportos. Tipografia aplicada nos seus sistemas de sinalização”. Lecciona desde 1998 no curso de Design Gráfico e Multimédia na ESAD.CR.
Colaboradora como designer no Atelier Henrique Cayatte, e no Atelier de Design 004. Desenvolveu projectos como freelance. Neste momento encontra-se em Doutoramento.


Double Game (Jogo Duplo)

Conferência com Levina Valentim

Sophie Calle leu "Leviathan" de Paul Auster e criou "Double Game", um livro que quem quer ser designer tem que ver/manusear e, idealmente, compreender. O código da conversa que proponho está neste livro. E, com base nele, vou falar de Design, de emoções, do que é um designer, do que é na prática ser designer (benefício/custo) e de coisas muito elementares que um potencial designer precisa de saber para sobreviver.

data: 13 de Março às 15h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa (Salão)
preço: Entrada Livre

Levina Valentim . Nasceu no campo, antes do Maio de 68, mas não a tempo de se ir divertir para uma Paris em euforia. Cedo se habituou à vida na metrópole, mas sempre a precisar de meter as mãos na terra. Facto que a tem obrigado a manter casas com jardim e a pagar contas de água e de manicura astronómicas.
Escapou por um triz de ser mais uma arquitecta desempregada e tornou-se licenciada em Cultura Geral na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Não satisfeita, após uma formação em jornalismo vai estagiar para um Diário Popular agonizante. Para complicar, foi meter-se na Faculdade de Letras, onde viria a compreender plenamente o que é ser um alien, mesmo quando se está a estudar Teatro.
Dado o seu carácter e a sua formação, torna-se capaz de fazer praticamente de tudo. O que é sempre aborrecido de resumir em contextos destes.
No cruzamento entre expo'98, experimentadesign 01 e 02 e direcção de arte de falecidas revistas, cai na teia de aranha de um super-designer de sua graça Jorge Silva. Super é super, e portanto está lá há nove anos, sempre a perguntar: "o que faço eu aqui?"*.
* Bónus para quem tiver lido todos os livros + biografia do autor citado.


Próximas Conferências

- Motion Design
- Organização e montagem de eventos no estrangeiro

Publicação das datas em breve no site www.arco.pt

   
  Ar.Co  
 

Antigo Mercado de Xabregas
Rua Gualdim Pais
1900-255 Lisboa

T 218 801 010
F 218 870 261

secretaria@arco.pt
www.arco.pt

 
 
 
 

O AR.CO é apoiado por:

Ministério da Educação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Ministério da Cultura
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Câmara Municipal de Almada
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Millennium bcp
REN - Redes Energéticas Nacionais
BES - Banco Espírito Santo
Câmara Municipal de Lisboa
EPSON Portugal S.A
Espírito Santo Investment
Ana Martinho
Fundação Carmona e Costa
José de Guimarães
Madalena Lobo Antunes
Graça e Victória Reis
PF-Mesas e Cadeiras Unip.Lda
Tintas Barbot
TemaHome
Quinta da Lagoalva S.A.