Neste workshop pretende-se desenvolver a aprendizagem de diferentes técnicas da azulejaria tradicional.
Vão ser abordadas diferentes técnicas como a pintura, alicatado,aresta e corda seca.
Professora: Elsa Figueiredo
data: 5, 10, 12, 17 e 19 Mar 2014; 2ª e 4ª feira das 10h00 ás 13h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 102,50€ + 10,25€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
O rosto humano é um objecto visual que é tratado de forma especial pelo nosso sistema de processamento de informação visual. Se considerarmos a categoria visual dos rostos eles são sempre constituídos pelos mesmos componentes (sobrancelhas, olhos, nariz, boca) na mesma relação espacial. Para identicarmos outros objectos visuais, é muitas vezes suficiente esta categorização básica ao nível dos componentes (é uma caneta). Um rosto, contudo, exige um processamento mais fino, intra-categorial. Os rostos serão processados de um modo particular, holístico, em que os vários elementos e as distâncias entre eles são integrados numa configuração global. Estas especificidades do processamento visual dos rostos levam a que sejam processados pelo nosso cérebro em áreas específicas. A posição teórica que referimos considera que os rostos constituem um domínio visual distinto. Uma posição teórica alternativa considera que os rostos são objectos de perícia, ou seja, objectos para os quais todos nós somos peritos a realizar discriminações finas, intra-categoriais, que permitem a identificação dos milhares de rostos que conhecemos. Esta posição teórica prevê que outros objectos para os quais somos peritos na identificação mais fina (suponha-se, por exemplo, um especialista em automóveis) serão alvo do mesmo tipo de processamento holístico e activarão as mesmas áreas do cérebro que são utilizadas no tratamento de faces.
Professor: Paulo Ventura (Investigador Neurociências)
Paulo Ventura
data: 5 Mar 2014; 4ª feira das 20h00 às 22h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 17,50€ + 0,75€ (Seg)
Introdução teórica à história da Vídeo Arte e da imagem em movimento fora do Cinema. A contribuição do movimento para o esboroamento das fronteiras disciplinares. Uma visão para além da técnica.
Professores: Marcelo Costa e Convidados
data: 7 Mar a 6 Jun 2014; 6ª feira das 18h00 às 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 115€ + 11,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Este curso pretende fazer uma abordagem às técnicas tradicionais da Ilustração Científica (lápis de grafite, tinta-da-china, aguarela, lápis de cor e guache sobre vários suportes), associadas às várias áreas de investigação científica. Cada participante vai criar o seu próprio projecto final como uma aplicação das técnicas exploradas, de acordo com os seus interesses. 1.Introdução à Ilustração Científica. Técnicas. Bibliografia. Caderno de campo.
2.Técnicas a preto e branco:
2.1.Técnicas de grafite: -sobre papel; -sobre poliéster; -sobre scratchboard.
2.2.Técnicas de tinta-da-china: -sobre papel; -sobre poliéster; -sobre scratchboard.
3.Técnicas a cores:
3.1.Aguarela: -sobre papel; -Dry brush.
3.2.Lápis de cor: -sobre papel; -sobre poliéster; -aguarela e lápis de cor.
3.3.Guache: -sobre papel; -sobre poliéster.
4.Preparação para realização do projeto final.
5.Projeto final.
Professores: Pedro Mendes, Teodora Boneva
data: 10 Mar a 19 Mai 2014 (excepto 14 Abril); 2ª feira das 18h30 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 215,00 € + 21,50€ (Insc) + 2,50 € (Seg)
''O processo criativo assume um aspecto completamente diferente quando o espectador se encontra em presença do fenómeno da transmutação; com a mudança da matéria inerte em obra de arte, uma verdadeira trans-substanciação tem lugar e o papel importante do espectador é o de determinar o peso da obra sobre a balança estética. Tudo somado, o artista não e o único a completar o acto de criação, pois o espectador estabelece o contacto da obra com o mundo exterior ao decifrar e ao interpretar as suas qualificações profundas e pelo acréscimo da sua própria contribuição ao processo criativo. Esta contribuição é ainda mais evidente logo que a posteridade pronuncia o seu veredicto definitivo e reabilita artistas esquecidos.” Marcel Duchamp, 1957
Professor: Manuel Rodrigues
data: 10 Março a 26 Maio 2014; 2ª feira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Como numa visita a um “álbum de família”, o curso tem como objectivo contextualizar de forma simples e dinâmica, através de um percurso visual, os momentos mais significativos da "História da Fotografia", ao longo dos séculos XIX e XX. Serão abordados os antecedentes que levaram ao aparecimento da Fotografia como actividade regular, nos finais dos anos 1830, até à "modernidade" do final do mesmo século. Serão analisadas as múltiplas correntes estéticas que estruturam a cultura visual de todo o século XX até ao limiar do século XXI.
Professor: José Soudo
data: 11 Mar a 20 Mai 2014; 3ª feira das 20h30 às 23h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 187,50€ + 19€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Focagem na relação de simbiose do corpo com as matérias na modelação de materiais. Técnicas de realização de moldes. Prevê-se uma visita às associação artística Oficinas do Convento, onde os participantes poderão vir a desenvolver trabalho no futuro.
Professor: Sérgio Reis
data: 13 Mar a 24 Abr 2014; 5ª feira das 19h00 às 22h00
local: Rua de Santiago, 13, Lisboa
preço: 225€+ 22,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
A partir da reencenação ao vivo da obra “A Jangada do Medusa” de Théodore Géricault e das histórias em torno da sua realização cada participante produzirá uma série de estudos onde a composição é abordada nas suas partes: as mãos, os pés, troncos e cabeças, o corpo e os corpos.
Professor: António Marques
data: 26 Mar a 30 Abr 2014 (excepto 16 Abril); 4ª feira das 18h30 às 20h30
local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
preço: 70€ + 7€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Desenvolvimento de exercícios de publicação direccionados para várias áreas da imprensa. Pretende-se desenvolver a capacidade de resposta dos alunos às condições reais do mercado. Exercícios de curta duração com prazos semelhantes aos praticados nos periódicos semanais e diários, terminando com um exercício real, em coordenação com uma revista ou um jornal.
Professor: Daniel Lima
data: 27 Mar a 12 Jun 2014; 5ª feira das 18h30 ás 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 166,00€ + 16,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Espaço e envolvência; princípios técnicos e formais da representação topográfica; a paisagem como género e modelo de representação visual; escala, composição, plano e perspectiva em fotografia; uso combinado das luzes artificiais e naturais em interior e exterior; técnicas de controlo das fugas de convergência e aplicação da Regra de Scheimpflug.
Professores: Daniel Malhão, Manuel Silveira Ramos
data: 29 Mar a 03 Mai 2014; Sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 375€ + 37,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Condições de Admissão: Entrevista.
Preparação de paper clay. Construção de peças, experimentando as possibilidades específicas do material.
Professora: Elsa Figueiredo
data: 31 Mar; 2, 7, 9, 21 e 23 Abr 2014; 2ª e 4ª feira das 10h00 ás 13h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 125€ + 12,50€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
observações:
Inscrições nos Cursos até 3 dias úteis antes da data de início.O Ar.Co é apoiado por:
Ministério da Educação e Ciência | Secretaria de Estado da Cultura | Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social/ | /Instituto do Emprego e Formação Profissional | Fundação Calouste Gulbenkian | Banco BPI | Giefarte | Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Almada | Fundação Carmona e Costa | Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento | Fundação Millennium-bcp | Fundação Oriente | Instituto Português da Juventude | Sistema Solar | Balaclava Noir | Bazar do Vídeo | BES – Banco Espírito Santo | Epson Portugal | Hovione | Optec, Lda | Quinta da Lagoalva | Ana Martinho | Bruno Costa Cabral | Fernando Olavo | Joana Vasconcelos | José de Guimarães | Madalena Lobo Antunes | Maria Campilho | Mary Salgado | Ricardo Salgado | Véronique Jaeger e Rui Freire Patacho | Bruno Castro Santos | Carpe Diem Arte e Pesquisa | Cinemateca Portuguesa | Culturgest | Filipa Reis e João Miller Guerra | Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva | Gaëtan | Galeria Tereza Seabra – Jóias de Autor | João Brandão | João Dias | Museu Nacional de Arte Antiga | Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado | Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Museu Nacional do Azulejo | Nuno Vale Cardoso | Ruben Dias | Santa-Rita Arquitectos