Cerâmica
Cinema/Imagem em Movimento
Desenho
Escultura
Fotografia
Gravura
Ilustração/Banda Desenhada
Joalharia
Pintura
História e Teoria da Arte
Horários diurnos e pós-laborais, em Lisboa - Rua de Santiago 18 e em Almada - Quinta de São Miguel.
Aprendizagem da construção de moldes simples de gesso e latex. Apresentação do seu potencial de aplicação na construção de peças em barro.
Professora: Katie Lagast
data: 2 a 11 Fev 2015; 2ª feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; 4ª feira 10h00 às 13h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 123,00€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
A bofetada e o soco1: o manifesto como discurso artístico
A afirmação de um formalismo e de um estilo não condiz com o passo brando e pensativo do génio. Os tempos difíceis exigem união e punho forte. A urgência de uma tomada de posição formal faz do manifesto não uma declaração de princípios, mas um modo de fazer arte. Os ânimos estão ao rubro e a picardia sobre o que deve ser arte enreda o manifesto artístico de intertextos e imagens.
Partindo da leitura comentada dos manifestos2 das vanguardas históricas e outros textos clássicos de rutura, iremos traçar cronologicamente a história das mudanças estilísticas. Iremos também analisar as novas formas de construção imagética para localizar o vocabulário, a gramática e semântica da arte moderna e contemporânea.
Futurismo F.T. Marinetti, Manifeste du Futurisme (1909)
Construtivismo Kasimir Malevitch, Suprematist Manifesto (1916)
Dadaísmo Hugo Ball, Dada Manifesto (1916) e Tristan Tzara, Dada Manifesto (1918)
Surrealismo André Breton, Le Manifeste du Surréalisme (1924) e Deuxième Manifeste du Surréalisme (1929)
Minimalismo Michael Fried, Art and Objecthood (1967)
Arte Povera Germano Celant, Arte Povera, Appunti per una guerriglia (1967)
1. Do Manifesto Futurista de F.T. Marinetti.
2. Os textos serão traduzidos e facultados aos participantes.
Professores: Joana Batel
data: 3, 10 e 24 de fevereiro, 3, 10 e 24 de março 2015; 3ª feria das 18h30 às 20h30
local: Culturgest. Rua Arco do Cego - Edifício Sede da CGD. 1000-300 Lisboa
preço: 50 Creditos (alunos do Ar.Co) | 40€ (inscrições na Culturgest)
Inscrições e informações no Serviço Educativo da Culturgest 21 761 90 78 | (10h30-12h30 / 14h30-17h) culturgest.servicoeducativo@cgd.pt
www.culturgest.pt
Partindo das colecções do museu, os participantes terão de encontrar um grupo de objectos de sua eleição para criar um museu imaginário em miniatura através da elaboração de um repertório de dados e imagens dos objectos escolhidos.
A representação dos objectos das diferentes colecções possibilitará o uso de várias técnicas de desenho/ilustração.
Professores: Daniel Lima, Teodora Boneva
data: 21, 28 Fev e 7, 14, 21 Mar 2015; Sábados das 10h30 às 13h.
local: Local: Museu Nacional de História Natural e Ciência, Rua da Escola Politécnica 56/58, 1250-102 Lisboa
preço: 110,00€ + 2,5€ (Seg.)
O curso apresenta técnicas fotográficas aplicadas ao registo de acervos museológicos. Curso destinado a profissionais e/ou estudantes da área da fotografia e ciência.
Professor: José Vicente
data: 21, 28 Fev e 7, 14, 21 Mar 2015; Sábados das 10h00 às 13h.
local: Local: Museu Nacional de História Natural e Ciência, Rua da Escola Politécnica 56/58, 1250-102 Lisboa
preço: 160,00€ + 2,50€ (Seg)
Condições de Admissão: Conhecimentos básicos de fotografia.
Execução de projetos de curta duração com acompanhamento semanal.
Apoio na experimentação de materiais e técnicas cerâmicas.
Orientação no desenvolvimento da expressão individual.
6 horas/semana de atelier livre
Professores: Maria Ana Vasco Costa, Teresa Ramos
data: ver observações
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 475€ + 47,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Datas e horário da Oficina de Projectos:
23 e 25 Fev, 5,12, 19, 26 Mar, 9, 16, 20, 22 e 30 Abr, 7, 14, 21, 28 Mai, 4, 11, 15 e 17 Jun
Horário: 2ª feira 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
4ª feira das 10h00 às 13h00
5ª feira das 11h00 às 13h00
Atelier Livre: 3ª e 5ª das 14h às 17h
Condições de Admissão: Entrevista.
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada num semestre lectivo. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").
Professores: José António Leitão
data: 23 Fev a 15 Jun 2015; 2ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.
Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com
“Fragmentos” propõe um diálogo entre o que existe e o que não existe. O fragmento ajuda a tornar visível a ausência e subtilmente estimula a imaginação a sugerir o que está em falta. Trata-se de um workshop criativo assente nesta dinâmica aplicada à joalharia contemporânea.
Conteúdo do workshop:
A arte contemporânea utiliza a estética do fragmento pois reflete a realidade do nosso tempo, cada vez mais complexo. Vivemos submersos num mundo sem limites, no qual podemos unicamente antever fragmentos dispersos. Se não conseguimos abarcar a totalidade a estratégia será avançar pouco a pouco, por etapas, por fragmentos. O fragmento também é o resto de uma totalidade perdida.
O workshop abre com uma iniciação teórica acompanhada de múltiplos exemplos gráficos e propõe actuar sobre a matéria a partir de duas atitudes ou estratégias: a do detective ( arqueólogo) e a do assassino. Recompor: restaurar, re-instalar, juntar, re-unir, re-unificar e Des-compor: dividir, separar em partes, selecionar, cortar, romper, des-montar. O processo criativo terá como base dispersar e reunir conjuntos que possam ser modelos para construção de possíveis jóias.
Professores: Ramon Puig Cuyas
data: 23, 24, 25, 26 e 27 Fev 2015; 2ª a 6ª feira das 10h às 13h
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 130€ + 13€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Ramon Puig Cuyas irá falar do seu trabalho numa Palestra dia 27 de Feveiro às 18h30 no Salão do Ar.Co,onde também irão ser apresentados os resultados do workshop. Entrada Livre.
Curso em horário nocturno que segue as orientações gerais do programa do Curso Regular diurno. Os três níveis do Curso funcionam em conjunto, visando uma aprendizagem mais diversificada e um mais rápido alargamento dos horizontes culturais, técnicos e estéticos dos participantes, sem prejuízo de uma atenção diferenciada e personalizada. Neste ambiente, os exercícios práticos e temáticos, visam desenvolver capacidades de observação e representação e registos expressivos cada vez mais individualizados. Uma atitude experimental face aos materiais, (tinta de óleo, tinta-da-china, guache, carvão, pastel de óleo, grafite, etc.) e modos de fazer introduzem gradualmente os participantes às questões da criação artística contemporânea. O progresso do trabalho é acompanhado de forma contínua pelos professores e confirmado em avaliações formais com um dos responsáveis do departamento, com vista à constituição de um portfolio abundante e personalizado.
Professores: André Almeida e Sousa, João Miguéis
data: 24 Fev 2015 a 18 Jun 2015; 3ª e 5ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
preço: 4 x 124,50€ +€ + 60,00€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Curso Nocturno dedicado a desenvolver competências técnicas e autorais nas áreas da Pintura e do Desenho. Opção de desenvolvimento posterior com candidatura a Curso regular de Nível 3, Projecto Individual, Curso Avançado de Artes Plásticas ou outra.
513 Projecto de Joalharia I Introdução à Joalharia através de uma abordagem simultaneamente teórica e prática. É dada grande importância à aprendizagem das técnicas básicas de joalharia, aplicadas a projectos criativos com grau de dificuldade crescente e ao longo dos quais se promove a pesquisa de conteúdos, formas e materiais.
641 JL Técnicas para Projecto I Técnicas para Projecto será leccionada de acordo com a especificidade das propostas de cada aluno, tendo em vista a realização dos seus projectos. Além da aprendizagem das técnicas tradicionais estimula-se o aluno a investigar e a propôr novos materiais.
Professores: Sónia Brum (Monitora), Inês Nunes
data: 24 Fev 2015 a 18 Jun 2015; 3ª e 5ª feira das 21h00 às 23h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 4 x 141,50€ + 60€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Site de apoio ao curso
http://joalhariacursonocturno.tumblr.com
Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.
Professores: Manuela Correia Braga
data: 24 Fev a 4Jun 2015; 3ª e 5ª feira feira das 14h30 às 16h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com
Exercícios práticos que visam alterar e reiventar a relação prescrita olho-mão-corpo a partir da tensão concreto/abstracto, inerente a qualquer modelo. Proposições simples, sistematização do olhar-fazer. Desenhar como um exercício em si, nunca concluído.
Professor: Marcelo Costa
data: 25 Fev. a 25 Mar.2015; 4ªfeira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
preço: 87,50€ + 8,75€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Este módulo tem como objectivo dar a conhecer o trabalho de ilustradores e autores contemporâneos de Banda Desenhada, permitindo uma abordagem aos conteúdos históricos e formais da Ilustração e Banda Desenhada. O programa é constituído por pequenos blocos de formação específicos.
Professores: Manuela Correia Braga, Convidados
data: 25 Fev a 17 Jun 2015; 4ª feira das 18h30 às 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 250€ + 25€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Workshop técnico onde cada participante poderá realizar um pequeno filme de animação directa em película 16 mm. O workshop encerrará com uma mostra pública seguida de conversa informal.
Professor: Victor Jorge
data: 25 Fev. a 25 Mar.2015; 4ªfeira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 123,50€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Workshop de gravura onde serão abordadas as seguintes técnicas: água-forte, ponta seca, água-tinta e linóleo. Para além da introdução técnica será explorada e potenciada a relação destas técnicas com o trabalho mais individual dos participantes.
Professor: Jorge Nesbitt
data: 26 Fev. a 26 Mar.2015; 5ª feiras das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
local: Quinta de São Miguel, Almada
preço: 157,5€ + 15,75€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Consideram-se, num contexto laboratorial e através de uma perspectiva arqueológica, os aparelhos ópticos e os dispositivos pré-cinematográficos, produzindo e reflectindo com base nos aparatos analógicos da imagem.
Professora: Maria Mire
data: 26 Fev. a 26 Mar.2015; 5ª feira das 18h00 às 21h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 123,50€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
A partir da reencenação da obra “Las Meninas” de Velazquez e de encenações ao vivo inspiradas noutras obras pictóricas, cada participante produzirá uma série de estudos onde a composição é centrada no cenário, na caracterização/figurino e nos olhares.
Professores: António Marques
data: 27 Fev. a 24 Abr. 2015; 6ª feira das 15h30 às 18h00
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 140€ + 14€ (Insc) + 2,5€ (Seg)
A imagem em movimento fora do Cinema - Vídeo Arte e transdisciplinaridade. A contribuição do movimento para o esboroamento das fronteiras disciplinares. Uma visão para além da técnica.
Professores: Carlos Natálio, Amândio Coroado, Marcelo Costa
data: 27 Fev a 27 Mar 2015 /quizenal); 6ª feira das 18h00 às 20h30
local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
preço: 65€ + 6,5€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
observações:
Inscrições nos Cursos até 3 dias úteis antes da data de início.O Ar.Co é apoiado por:
Ministério da Educação e Ciência | Secretaria de Estado da Cultura | Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social/ | /Instituto do Emprego e Formação Profissional | Fundação Calouste Gulbenkian | Banco BPI | Giefarte | Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Almada | Fundação Carmona e Costa | Fundação Joana Vasconcelos | Fundação Oriente | Instituto Português da Juventude | Sistema Solar | Barracha | Bazar do Vídeo | Epson Portugal | Espírito Santo Investment Bank | Hovione | Novo Banco | Ana Martinho | Bruno Costa Cabral | José de Guimarães | José Luís da Cruz Vilaça | Leonor e António Parreira | Madalena Lobo Antunes | Maria Campilho | Mary Salgado | Véronique Jaeger e Rui Freire Patacho | Bruno Castro Santos | Carpe Diem Arte e Pesquisa | Cinemateca Portuguesa | Culturgest | Filipa Reis e João Miller Guerra | Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva | João Dias | Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado | Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Museu Nacional do Azulejo | Santa-Rita Arquitectos