Aprendizagem da preparação de pastas coloridas em grés e exploração das suas possibilidades plásticas utilizando diversas técnicas de aplicação.
A partir das pastas realizadas, será construída uma peça simples que será vidrada e cozida numa queima convencional.
data: 23 fev, 2, 9, 16 março 2019
horario: Sábados das 10h às 13h
local: Quinta de São Miguel, Almada e novo Ar.Co Xabregas, Lisboa
preço: 110,00€ + 0,75€ (seg.)
professores: Elsa Figueiredo
Filmagem em cadáver esquisito em super 8.
Breve introdução teórica aos princípios fundamentais da fotoquímica e notas sobre a história dos laboratórios artesanais/artísticos e actualidade dos mesmos.
Introdução às técnicas de revelação em 8mm, em filme reversível preto e branco.
Passagem dos filmes revelados para digital.
Análise dos resultados do workshop.
data: 18 Fev a 08 Abr 2019
horario: 2ª das 18h00 às 21h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 175€ + 17,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Camila Vale
Os mitos, lendas e contos tradicionais, são formas de “coisas vistas”, mesmo quando nunca presenciadas. Mergulham nas raízes mais profundas do inconsciente e da memória intemporal que os sonhos guardam, como uma brisa imaginária de cantos e danças que encontram âncoras diferentes ao longo dos tempos. Ilustrar significa trazer algo à luz e é também um meio de tornar visível o que a letra mata. O curso aborda o fio que liga as mais antigas evocações iniciáticas de entrada na vida adulta:o sentido das ninfas e o furor que elas provocam (como Roberto Calasso bem descreveu), o encantamento e turbilhão que das ninfas da Antiguidade Greco-Latina transita para as musas inspiradoras dos artistas, o sono/sonho das belas adormecidas, o encontro entre rapazes, raparigas e bichos, as metamorfoses que emergem nas jovens que também são bicho. “Manekas” e manequins da literatura, arte, ilustração; viagens iniciáticas de Alice e Pinóquio; o estranho mundo das Vivian Girls; os imprevistos de desejo, do medo, das pulsões que matam o que mais se deseja – mas também a catarse pacificadora e o amor que fecha o ciclo iniciático.
data: 20 Fev a 13 Mar 2019
horario: 4ª feira das 15h às 17h
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 65€ + 6,50€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
professores: Manuela Correia Braga
5 Sessões despidas de preconceitos. Tema preliminar: o Crazy Horse de Paris, tão firme quanto a Torre Eiffel. Visita de estudo a um bar do Intendente: Pompeia e o Pigalle mesmo aqui ao lado. Realização de um curto conto erótico: da ideia ao desenho com modelo. Encenação do espectáculo de striptease com uma convidada especial.
data: 26 Fev a 2 Abr 2019
horario: 3ª feira das 18h30 às 20h30
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 85€ + 8,5€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Nuno Saraiva
Introdução à Joalharia através de uma abordagem simultaneamente teórica e prática. É dada grande importância à aprendizagem das técnicas básicas da joalharia, tais como serrar, limar ou soldar, aplicadas a exercícios criativos ao longo dos quais se promove a pesquisa de conteúdos, formas e materiais.
O curso pós-laboral de joalharia tem como objectivo estimular o aluno para a aprendizagem das técnicas básicas de Joalharia através da pesquisa, exploração e manipulação de novos materiais, segundo uma postura crítica e em resposta aos exercícios criativos que serão apresentados ao longo do ano lectivo.
data: 18 Fev a 19 Jun 2019
horario: 2ª e 4ª feira das 20h00 às 22h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas
preço: 4 x 125€ + 60€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Ana Margarida Carvalho
Condições de admissão: Entrevista informativa
O termo “arte contemporânea” designa, genericamente, as artes visuais produzidas desde os prolíficos anos 60 até hoje. Se a década de 60 representa o derrubar das últimas barreiras que determinavam meios e movimentos artísticos dentro da história da arte moderna, cabe-nos perguntar se a arte contemporânea marca precisamente o desmultiplicar simultâneo, e aparentemente ilimitado, de modos de fazer e vêr arte. Com efeito, por “arte contemporânea” entende-se usualmente um campo descritivo heterogéneo, delimitado empiricamente de forma vaga, e desprovido da espessura teórica que lhe confira solidez. Propomos, assim, abordar modos de pensar a contemporaneidade da arte contemporânea para além do seu uso comum. Mais que introduzir uma teoria da arte contemporânea, o que propomos é colocar a questão – o que é a arte contemporânea? – de modo conceptual por forma a adquirir ferramentas que nos possibilitem pensar este território de coexistência de diversas estratégias artísticas.
data: 21,22,28 Fevereiro; 1 Março 2019
horario: quintas e sextas-feiras das 13h30 às 15h30
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 65€ + 6,50€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
professores: Nuno Rodrigues
Desde os anos 60 que as artes visuais têm indagado as possibilidades, mas também a fragilidade, do cinema como meio de comunicação de massas. O resultado desse relacionamento é vasto e heterogéneo, mas fundamenta-se genericamente na distinção e correlação entre filme e cinema, isto é, na ligação entre a produção de imagens em movimento, e o respectivo suporte físico, e o dispositivo socio-cultural que condiciona a sua produção, distribuição e fruição. Hoje em dia este questionamento ganha acrescida actualidade, já que a proliferação massiva de ecrãs móveis e a distribuição de conteúdos de alta qualidade pela internet fragmentou o modo como vemos conteúdo audiovisual, pondo em causa a posição dominante do cinema. No seu relacionamento com o cinema, a arte contemporânea ocupa uma posição singular, senão contraditória: por um lado, iniciou uma reflexão sistemática das estruturas de visionamento, distribuição e produção cinematográficas antecipando, em larga medida, a fragmentação tecno-cultural actual; por outro lado, tem cada vez mais funcionado como território de exploração para o cinema mais experimental que se faz, dando-lhe o espaço e as condições que lhe são negadas nos circuitos de produção convencionais.
data: 21, 22 e 28 Fevereiro 2019
horario: quinta-feira, sexta-feira e quinta-feira das 15h30 às 18h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 60€ + 60€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
professores: Nuno Rodrigues
O Curso Nocturno de Desenho/Pintura segue as orientações pedagógicas gerais do Curso Regular diurno, visando uma aprendizagem mais diversificada e um mais rápido alargamento dos horizontes culturais, técnicos e estéticos dos participantes, sem prejuízo de uma atenção diferenciada e personalizada. Neste ambiente, os exercícios práticos e temáticos promovem o desenvolvimento das capacidades de observação e representação dos alunos, encorajando registos expressivos cada vez mais individualizados. Uma atitude experimental face aos modos de fazer e aos materiais utilizados (tinta de óleo, tinta-da-china, guache, carvão, pastel de óleo, grafite, etc.) garantem a gradual familiarização dos participantes com as principais questões da criação artística contemporânea. O progresso do trabalho é acompanhado de forma contínua pelos professores e confirmado em avaliações formais com um dos responsáveis do departamento. Em cada um dos níveis, o principal objectivo é a constituição de um portfolio abundante e tão personalizado quanto possível.
Workshop de Desenho: Modelo Vivo
Programa: Modelo Vivo é a situação por excelência do desenho de observação. O estudo do corpo humano (animado, em repouso, em pose, etc.) e a experimentação de diferentes técnicas, escalas e modos compositivos promovem uma compreensão dos mecanismos da atenção e da disciplina do olhar que condicionam o gesto de desenhar.
Residência no Teatro Nacional de São Carlos
Esta residência visa promover um desenvolvimento do trabalho individual dos participantes, no final do ano lectivo e numa estreita relação com o local de trabalho, que no caso será o Teatro Nacional de São Carlos. A residência será orientada pelo professor Marcelo Costa e culminará numa mostra pública dos resultados.
data: 19 Fev a 18 Jun 2019
horario: 3ª e 5ª feira das 20h às 22h30 (+ 01 Abr a 19 Jun 2019; 2ª feira das 20h às 22h + 24 a 28 Jun 2019; 2ª a 6ª feira das 10h30 às 17h30
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 4 x 155€ + 60€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: João Miguéis, Berta Ehrlich, Rita Thomaz, Pedro Calhau, Francisca Carvalho
Processos Alternativos em Fotografia I é um complemento essencial ao estudo, constituindo uma introdução a modos de produção da imagem menos convencionais. Neste primeiro módulo, que tem antecede os Processos Alternativos II, são abordadas as técnicas de câmara pin-hole, fotografia instantânea, cianotipia e gomas bicromatadas. Os alunos desenvolvem as suas experiências partindo da criação de negativos digitais de forma a explorarem os modos de impressão sobre diferentes materiais fotosensíveis.
data: 19 Fev a 26 Mar 2019
horario: 3ª e 5ª feira das 18h00 às 21h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 285€ + 28,50€ (Insc) + 2,50 (Seg)
professores: António Rebolo
Neste workshop pretende-se fomentar uma colaboração efectiva entre participantes com uma sensibilidade mais cinematográficas e outros com uma sensibilidade mais próxima da disciplina da ilustração. O confronto de linguagens deverá dar lugar a uma representação esquemática, em imagens sequenciais, do enredo e ritmo de um projecto de filme.
data: 22 Fev a 29 Mar 2019
horario: 6ª feira das 14h30 às 17h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 105€ + 10,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Nuno Saraiva
Este workshop será orientado para a construção de um pequeno filme, recorrendo a imagens e sons de arquivo: públicos e institucionais, pessoais e familiares, gráficos, fotográficos ou em movimento. Será através da apropriação de imagens e sons, extraindo-os do seu contexto original para os remontar, recompor, que se procurará produzir um novo objecto fílmico.
data: 19 fev a 19 mar 2019
horario: 3ª e 5ª feira das 18h00 às 21h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 150€ + 15€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Rita Figueiredo e Gonçalo Robalo
Workshop dedicado à criação de argumentos originais. Exercícios de adaptação de textos a uma linguagem de BD ou Ilustração. Exemplos de história do argumento nas artes gráficas. Técnicas de construção narrativa com estruturas simples, nas quais prevalece uma perspectiva de articulação visual.
data: 19 Fev a 19 Mar 2019
horario: 3ª e 5ª feira das 15h00 às 17h30
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 170€ + 17€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Pedro Moura
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").
data: 21 Fev a 06 Jun 2019
horario: 5ª feira das 20h00 às 22h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: José António Leitão
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.
Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com
A partir do legado fotográfico e patrimonial de Carlos Relvas, fotógrafo português do século XIX, contextualizam-se, através de uma reflexão teórica e dinâmica, os múltiplos surgimentos da actividade fotográfica nos inícios do séc. XIX, até à sua “morte” simbólica, nos finais do mesmo século. O “nascimento” da fotografia moderna e o estudo das correntes estéticas mais significativas do séc. XX, ajudarão a desenhar e a entender os contornos da fotografia dos inícios do séc. XXI.
data: 20 Fev a 22 Mai 2019
horario: 4ª feira das 18h00 às 20h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 180€ + 18€ (Insc) + 2,50 (Seg)
professores: José Soudo
Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.
data: 19 Fev a 06 Jun 2019
horario: 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
professores: Manuela Correia Braga
Workshop dedicado à utilização de câmaras analógicas de médio e grande formato. Tipos e formatos de película, câmeras modulares tipo Hasselblad, câmeras técnicas de estúdio e field cameras. Fotometria e procedimentos para revelação rotativa e inversão de chapas 9x12 e 4x5. Exercícios de estúdio e iluminação, saídas de campo para trabalho sobre arquitectura e paisagem.
data: 20 Fev a 15 Mai 2019
horario: 4ª feira das 18h00 às 21h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 320€ + 32€ (Insc) + 2,50 (Seg)
professores: Gonçalo Salema
A partir do legado fotográfico e patrimonial de Carlos Relvas, fotógrafo português do século XIX, contextualizam-se, através de uma reflexão teórica e dinâmica, os múltiplos surgimentos da actividade fotográfica nos inícios do séc. XIX, até à sua “morte” simbólica, nos finais do mesmo século. O “nascimento” da fotografia moderna e o estudo das correntes estéticas mais significativas do séc. XX, ajudarão a desenhar e a entender os contornos da fotografia dos inícios do séc. XXI.
data: 20 Fev a 22 Mai 2019
horario: 4ª feira das 18h00 às 20h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 165€ + 16,50€ (Insc) + 2,50 (Seg)
professores: José Soudo
Exercícios práticos que visam reinventar a relação prescrita e normativa entre o olhar e a mão que desenha a partir da tensão concreto/abstracto, inerente a qualquer modelo. Os exercícios serão propostos pelos orientadores e, eventualmente, pelos próprios participantes e terão condicionantes explícitas, que são comunicadas verbalmente. Face aos resultados obtidos, estas propostas verbais serão elas próprias objecto de análise e discussão, tendo como pano de fundo a sua função na prática do desenho.
data: 22 Fev a 12 Abr de 2019
horario: 6ª feira das 14h30 às 17h00
local: Novo Ar.Co – Xabregas, Lisboa
preço: 140€ + 14€ (Insc) + 2,50 (Seg)
professores: Nuno Martinho e Marcelo Costa
observações:
Inscrições nos Cursos até 3 dias úteis antes da data de início.O Ar.Co é apoiado por:
Ministério da Cultura | Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica | Ministério da Educação | Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social / Instituto do Emprego e Formação Profissional | Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Almada | Fundação Calouste Gulbenkian | Fundação Carmona e Costa | Fundação Millennium BCP | Fundação PT | Balaclava | Hovione | Sistema Solar/Documenta | Ana Martinho | Bruno Costa Cabral | João Esteves de Oliveira | José Luís da Cruz Vilaça | Leonor e António Parreira | Rui Macieira