Ar.Co / Musa paradisiaca

Residência na Fábrica de Pólvora - Extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal

No âmbito da residência artística de Musa paradisiaca na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, a decorrer desde Julho de 2018, estão abertas até 15 de Março de 2020, para alunos inscritos nos cursos regulares do Ar.Co, as inscrições para a residência artística na “Casa-animal”, escultura-arquitectura presentemente aí instalada.

Destinada a um máximo de 6 participantes, a residência artística decorrerá nas instalações da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, em Corroios, e contará com um conjunto de sessões de trabalho coordenadas por Eduardo Guerra e Miguel Ferrão (Musa paradisiaca), com o apoio da equipa deste núcleo museológico do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Criado a partir de um encontro, habitação ou passagem pela “Casa-animal” (2017), o grupo seleccionado é convidados a construir, propor e questionar as condições de hospitalidade, itinerância, co-existência e agência no território da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços através de um contexto de trabalho livre, colectivo, experimental e integrado.

Local: Fábrica de Pólvora - Extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal
Avenida da Fábrica da Pólvora, 146 - Vale de Milhaços, Corroios

Datas: 4 quartas-feiras, 15, 22, 29 de Abril, 6 Maio, início às 10:00 horas (dia inteiro disponível).
Sessão pública, Sábado, 9 de Maio.

Candidaturas: Podem candidatar-se alunos frequentando os cursos regulares de qualquer área e ano de formação do Ar.Co, mediante apresentação de um sucinto portefólio digital + carta de intenções baseada no corrente trabalho. Estas candidaturas deverão ser entregues no gabinete da direcção em Xabregas até 15 de Março (contactos: Isabel Santos | direccao@arco.pt | 218801014).

Os candidatos seleccionados comprometem-se a comparecer, pelos seus meios, às sessões acima descritas, respeitando o horário indicado. O programa de residência não tem custos de inscrição ou propina, passando a fazer parte integrante do programa regular do Ar.Co no qual os candidatos estão inscritos.

Júri de selecção: representantes do e Eduardo Guerra e Miguel Ferrão (Musa paradisiaca).

Antigo Mercado de Xabregas
Rua Gualdim Pais
1900-255 Lisboa

T 218 801 010

www.arco.pt

observações:

"Casa-animal" é uma escultura-arquitectura concebida para o espaço, participação e intervenção pública, presentemente instalada na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal desde 2019, no âmbito da residência artística de Musa paradisiaca. Co-financiada pela BoCA - Bienal das Artes Contemporâneas e pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Município de Lisboa) é o resultado da colaboração de longa duração entre os artistas visuais Eduardo Guerra e Miguel Ferrão e o arquitecto Miguel Roxo, com o apoio do engenheiro Vasco de Barros.

A antiga Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, na freguesia de Corroios, concelho do Seixal (Portugal) foi, em 2012, classificada como monumento de interesse público. O conjunto patrimonial assim protegido, também denominado Circuito da Pólvora Negra, foi integrado, em 2001, no Ecomuseu Municipal do Seixal, mediante doação ao Município do Seixal/Câmara Municipal pelos seus proprietários (Sociedade Africana de Pólvora), após cancelamento do alvará industrial. A sua instalação remonta ao final do século XIX e início do século XX, destacando-se, no seu actual contexto patrimonial e museológico, a conservação operacional do seu sistema de produção de energia mecânica a vapor.


Pode ver mais newsletters aqui.