Programa de oito filmes realizados este ano pelos alunos do Departamento de Cinema/Imagem em Movimento do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual.
Quarta-feira, 8 de Março às 19h
duração total da projeção: 66 min | M/12
sessão com apresentação
SUPERNAL
de Arturo Monterroso García
com Sara Mercier, Joana Cunha Ferreira, Bruno Mairos
Portugal, 2022 – 14 min
CÁ ESTAMOS – ABSOLUTAMENTE
de Ana Teresa Martins
Portugal, 2022 – 2 min
O DESENHO DOS SONHOS
de Bruno Mairos
com Francisca Sardinha, Arturo Monterroso García, Camila Mairos Lutas, Joana Pacheco
Portugal, 2022 – 8 min
AMANHÃ
de Mariana Meneses
com Dullier Correia, João Gomes, Manoel dos Santos Lima
Portugal, 2022 – 6 min
AMAZONIA BREATH
de Nuno Gonçalves
Portugal, 2022 – 3 min
NERVO MORTO
de Margarida P. Fonseca
com Mariana Meneses, Pureza Ferreira
Portugal, 2022 – 9 min
AT LAND
de Francine Ramos, Francisca Sardinha, Francisco Sousa, Joana Pacheco,Teresa Molina
com Leonor Carneiro
Portugal, 2022 – 9 min
HODIERNO
de Gonçalo Fonseca
com Miguel Baltazar, João Parreira, Anastasiya Adamenko
Portugal, 2022 – 15 min
Sessão composta por oito curtas-metragens que demonstram, com uma variedade géneros e técnicas, os jovens esforços levados a cabo pelas alunas e alunos do Ar.Co ao longo do ano de 2022. Em SUPERNAL, filme sobre a memória e carácter mais mágico dos encontros com o passado, Aurora decide visitar a casa onde a mãe biológica viveu antes de morrer. CÁ ESTAMOS – ABSOLUTAMENTE dá uma “resposta” às dualidade e simbioses entre a palavra e o texto. O DESENHO DOS SONHOS explora o registo dos sonhos através do texto e do desenho, através da personagem de Kika, que batalha para conseguir desvendar a origem de um sonho que não consegue registar. AMANHÃ imprime nas suas imagens a relação entre o espaço e o tempo da paisagem e dos elementos e vida que aí se integram e “encontram camuflagem”. AMAZONIA BREATH “explora as relações entre as sensações sonoras imaginárias da respiração e da destruição pelo fogo e as sensações visuais da floresta da Amazónia”. NERVO MORTO conta a história de Luísa, uma rapariga que tenta descobrir o sentido da sua vida na compatibilidade em dois mundos distintos em termos sonoros. Adaptado do argumento At Land, escrito por Maya Deren, AT LAND é uma curta-metragem experimental e onírica sobre uma rapariga que dá à costa numa praia. HODIERNO retrata relações sociais e pessoais de um grupo de amigos, revelando, particularmente, as tensões e as insuficiências da amizade entre dois amigos
observações:
Local: Sala M. Félix Ribeiro na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (R. Barata Salgueiro 39, 1250-165 Lisboa)O Ar.Co é apoiado por:
Ministério da Cultura | Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica | Ministério da Educação | Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social / Instituto do Emprego e Formação Profissional | Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Almada | Fundação Calouste Gulbenkian | Fundação Carmona e Costa | Fundação Millennium BCP | Fundação Altice Portugal | Fundação Oriente | Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado | Museu Nacional do Azulejo | Balaclava | Black Box Atelier | Biblioteca de Alcântara | Hovione | Quovadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa | Sistema Solar/ Documenta | RTP2 | Ana Martinho | Bruno Costa Cabral | Cardim de Carvalho | Eunice Cruz | José Luís da Cruz Vilaça | Leonor e António Parreira | Tereza Seabra | Rui Macieira