Ao abrigo de um protocolo estabelecido com o IPJ - Instituto Português da Juventude, o Ar.Co irá ministrar um programa exclusivo de workshops de sensibilização nas áreas da Fotografia (instalações IPJ na Expo, Lisboa) e Serigrafia (instalações no IPJ em Setúbal).
O Workhop tem como objectivo o melhoramento e entendimento de todos os sistemas de controlo da câmara fotográfica analógica ou digital e a capacidade de perceber as razões físicas que estão associadas à construção de uma fotografia em função do ponto de vista adoptado, do meio óptico utilizado e da sua distância focal.
Professores: José Soudo, Luís Ferreira
data: 1, 3, 8, 10, 17 Março 2010 (2ª e 4ª feiras); das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: câmara fotográfica analógica e /ou digital própria.
Min.6 alunos; Máx: 12 alunos
Pretende-se que os participantes sejam capazes de utilizar de uma forma criativa os recursos de iluminação possíveis, a partir da luz natural e da sua recriação em estúdio ou em estúdio improvisado, assim como utilizar o flash de punho de uma forma autónoma e criativa como iluminador exclusivo e como recurso para o controlo de contrastes.
Professores: José Soudo, Luís Ferreira, Gonçalo Salema
data: 29, 31 Março, 5, 7, 14 Abril 2010 (2ª e 4ª feiras); das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: Conhecimento básico das funções da câmara fotográfica e ter acesso a flash de punho.
Min.6 alunos; Máx: 12 alunos
Pretende-se que os participantes sejam capazes de entender as diversas tipologias de fontes de luz e a sua consequência prática quando utilizadas para se produzir cor em fotografia.
Professor: José Soudo
data: 26, 28 Abril, 3, 5, 10 Maio de 2010 (2ª e 4ª feiras); das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: Conhecimento básico das funções da câmara fotográfica.
Min. 6 alunos; Máx. 12 alunos
Pretende-se que os participantes sejam capazes de executar, de uma forma autónoma, impressões sobre papel fotográfico p/b com um nível de qualidade e exigência muito alta em todos os parâmetros de controlo e decisão final.
Professores: José Soudo, Arlinda Lopes, Luís Ferreira
data: 22, 23, 28, 29, 30 Junho de 2010; das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: Conhecimentos básicos das técnicas de ampliação em laboratório analógico.
Min. 6 alunos; Máx. 12 alunos.
Através de uma “pedagogia da descoberta”, pretende-se que no final do workshop os participantes sejam capazes de entender as razões físicas que estão associadas à execução de fotografias sem câmara e através dos meios mais elementares que a câmara esténopeica representa, como parente da camera obscura dos desenhistas do passado. Pretende-se também sensibilizar os participantes para uma estética da fotografia fundamentada na simplicidade.
1 - Fotografia: O que é? Faz-se com que meios? O que caracteriza cada um dos meios?
2 - Os meios do fotógrafo: luz; materiais fotossensíveis (analógicos e digitais); câmaras fotográficas (todas diferentes, todas iguais);
3 - “Desenhos fotogénicos”, executados à semelhança dos feitos por Fox Talbot nos anos 30 do século XIX.
4- Execução de “fotografias evidentes”, analógicas e “digitais”.
5 – Execução de fotogramas.
6 - O revelador “revela” e o fixador “fixa”.
7 – Tomadas de vista com câmara estenopeica.
Professor: José Soudo, Arlinda Lopes
data: 12, 13, 14, 19, 20 de Julho de 2010, das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: Sem requisitos.
Min. 6 alunos Máx.12 alunos
Pretende-se sensibilizar os participantes para a execução de um dos processos da Fotografia dos primeiros anos do século XIX, alternativos à utilização de halogenetos de prata, através da utilização de materiais ferrosos e papeis de desenhar.
Descoberta de uma estética fundamentada na plasticidade dos papéis de desenhar ou de outros materiais de suporte para o material fotossensível.
1 - O que é a cianotipia? Faz-se com que meios?
2 - Os acabamentos possíveis da cianotipia; Luz solar e radiações UV.
3 - “Cianotipias” executadas à semelhança das feitos por Fox Talbot, John Herschell e Anna Atkins nos anos 30’s do século XIX.
Professor: José Soudo, Helena Gonçalves
data: 26, 27, 28, 29, 30 de Julho de 2010 (2ª a 4ª feira); das 18h30 às 21h30
local: IPJ - Expo - Via de Moscavide 47 101, 1998 Lisboa
preço: 160€ (materiais e seguro escolar incluídos)
Condições de Admissão: Sem requisitos.
Min. 6 alunos Máx. 12 alunos.
observações:
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