951 Curso teórico de ilustração - Na senda de Mnemósine

Data 2 a 23 Mar 2022

Docentes

  • Manuela Correia Braga

Local À distância/On-line
Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual

Programa
Na senda de Mnemósine: a utopia da Babel; o Atlas mundo e as associações em cadeia de hipertexto.
Aulas à distância:
Mnemósine – a deusa da memória e mãe das musas, aliada ao Atlas que suporta o mundo, transforma-se numa arte de reconstituição visual e apoio à oratória, sendo também sintoma do desejo humano de tudo conhecer e de tudo controlar.
O seu uso expressar-se-á em taxionomias visuais e esquemas científicos, na lógica imagética da linguagem e nos jogos gramaticais de mnemónicas - a arte total em teatros de conceitos e imagens, microcosmos da representação de tudo o que existe ou possa ser pensado.
Esta ideia de um Atlas total imagético, implica também o ensejo de superar a Razão - no uso de drogas, ao mergulhar no inconsciente dos lapsus linguae, nos trocadilhos da patafísica, no Dada, no Surrealismo.
Na senda da Memória, como monumental compilação das formas artísticas, passaremos das brincalhonas caricaturas da História da Arte da autoria de Ad Reinhardt a projectos mais complexos de viagem das imagens pelo tempo (Warburg), até chegarmos ao seu inverso – a melancolia do que está condenado ao esquecimento (os projectos de Robert Smithson ou as pantominas de Rodney Graham).