História da Arte: da Pré-História ao Maneirismo
Data 11 Out 2022 a 16 Fev 2023
Preço 260€ + 26€ (Insc).
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00
Tipo semestral
Programa
Aulas à distância.
O curso efectua um percurso desde a Pré-História até ao Maneirismo, seguindo um esquema cronológico. A metodologia simples e didáctica tem por objectivo dar a conhecer os principais temas de história de arte, com recurso a uma vasta informação visual e prestação de indicações bibliográficas.
Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com
Professores
História da Arte: do Barroco ao Século XXI
Data 28 Fev a 29 Jun 2023
Preço 260€ + 26€ (Insc).
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00
Tipo semestral
Programa
Aulas à distância.
Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.
Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com
Professores
Curso teórico de ilustração - Meninas e Bichos no fio das histórias.
Data 10 Out a 7 Nov 2022
Preço 100€ + 10€ (Insc)
Condições de Admissão Sem requisitos, por ordem de admissão
Horário 2ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas à distância.
Os mitos, lendas e contos tradicionais, são formas de “coisas vistas”, mesmo quando nunca presenciadas. Mergulham nas raízes mais profundas do inconsciente e da memória intemporal que os sonhos guardam. Ilustrar significa trazer algo à luz e é também um meio de tornar visível o que a letra mata.
Um fio liga as mais antigas evocações iniciáticas de entrada na vida adulta: o sentido das ninfas e o furor que elas provocam (como Roberto Calasso bem descreveu), o encantamento e turbilhão que das ninfas da Antiguidade Greco-Latina transita para as musas inspiradoras dos artistas, o sono/sonho das belas adormecidas, o encontro entre rapazes, raparigas e bichos, as metamorfoses que emergem nas jovens que também são bicho.
Observações + info
Professores
Observações
História da Arte: Arte Moderna I
Data 13 Out 2022 a 16 Fev 2023
Preço 220€ + 22€ (Insc)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00
Tipo semestral
Programa
Aulas à distância.
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").
Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.
Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com
Professores
Curso Teórico: História da Fotografia II
Data 8 Nov 2022 a 31 Jan 2023
Preço 220€ + 22€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presencial.
Módulo histórico e teórico sobre a fotografia moderna e contemporânea. Análise de temas e autores cujas obras marcam os diferentes posicionamentos estéticos no actual panorama da fotografia artística.
Professores
Curso teórico de ilustração –Desenhos e Desígnios da Imaginação
Data 14 Nov a 5 Dez 2022
Preço 80€ + 8€ (Insc)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão
Horário 2ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas à distância.
Voltando ao fio dos mitos e ao sonho que desencadeia os acontecimentos fantasiosos, quer nas lendas, quer nas narrativas das mais antigas histórias infantis, vamos agora seguir as pistas teóricas e artísticas que os sustentam.
De acordo com a teoria platónica, a imaginação assemelha-se à fantasia, como um fantasma, um simulacro ou uma premonição que aparece à visão.
Segundo as lendas, entre Eros e Tanatos, o sonho permite que o espírito vagueie por “cegas visões”, ou pesadelos, acompanhando metamorfoses corpóreas, quando a vigília e a razão deixam de estar atentas.
Dos dormentes nas montanhas e cavernas ou belas adormecidas, às digressões nocturnas do Little Nemo, seguiremos estas mutações em relatos e imagens milenares, até passarem a movimentar-se em tiras de BD ou no cinema.
Observações
Professores
Curso teórico: História da Fotografia I
Data 15 Nov 2022 a 14 Fev 2023
Preço 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
A partir do legado fotográfico e patrimonial de Carlos Relvas, fotógrafo português do século XIX, contextualizam-se, através de uma reflexão teórica e dinâmica, os múltiplos surgimentos da actividade fotográfica nos inícios do séc. XIX, até à sua “morte” simbólica, nos finais do mesmo século. O “nascimento” da fotografia moderna e o estudo das correntes estéticas mais significativas do séc. XX, ajudarão a desenhar e a entender os contornos da fotografia dos inícios do séc. XXI.
Professores
Curso teórico: Estética – Experiência e Experimentação
Data 5, 12 dez 2022, 2, 9, 16 e 23 Jan 2023
Preço 120€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 2ª feira das 18h00 às 20h30
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Tanto no acto criativo como na sua recepção, a experiência estética tende a exceder os limites do perceptível. Na esteira do empirismo transcendental da filosofia de Gilles Deleuze, o curso tentará explorar este facto do ponto de vista de uma estética do virtual, ampliando a percepção das formas pelas forças que as provocam, povoam e expressam. A partir da obra que Deleuze dedicou a Bergson (Le Bergsonisme, 1966) pretende-se estudar o tema da duração estabelecendo conexões com o próprio pensamento filosófico de Bergson e de outros autores, e com diferentes processos artísticos, os quais sustentam o sentido que o atravessa.
Professores
Curso Teórico: História(s) do cinema
Data 9 Jan a 27 Mar 2023
Preço 290€ + 29€ (Insc) + 2,50€ (seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 2ª feira das 18h00 às 21h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Abordamos autores, filmes, correntes ou movimentos que, respondendo à realidade sua contemporânea, se desviaram do cânone e reinventaram a prática e a poética da imagem em movimento.
Ancorando filmes, gestos e conceitos na história do cinema, este ano lectivo vamos privilegiar obras que nos permitam mapear uma história do Cinema Colonial e dos Cinemas de África, fazendo uma reflexão sobre o paradigma Pós-Colonial no Cinema Contemporâneo.
Observações
Professores
Curso teórico: História da Joalharia.
Data 28 Fev a 20 Jun 2023
Preço 190€ + 19€ (Insc)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas á distância.
Conjunto de aulas que abordam criticamente épocas, culturas e questões fundamentais da história da joalharia, procurando fazer pontes com a prática artística da joalharia contemporânea.
Professores
História da Arte: A Arte Moderna II
Data 2 Mar a 29 Jun 2023
Preço 220€ + 22€ (Insc)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00
Tipo semestral
Programa
Aulas à distância.
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").
Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.
Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com
Professores
Curso teórico: Estética – Escritos e Testemunhos
Data 6, 13, 20, 27 Mar, 10 e 17 Abr 2023
Preço 120€ + 12€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão.
Horário 2ª feira das 18h00 às 20h30
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
“Correspondências que não vão mais ser entregues deixam de ser mensagens para possíveis amigos e transformam-se em objectos arquivados” (Peter Sloterdijk, 2000)*. Os escritos e testemunhos de e sobre artistas, nas suas mais variadas formas - diários, cartas, lições e reflexões - permitem que exploremos o tema do processo criativo e sua reflexão estética e filosófica, atravessando, de uma forma não linear, diferentes gerações, épocas e movimentos artísticos (com abordagem de casos do romantismo, modernidade, modernismo, pós-modernismo e arte contemporânea). Ao invés de se tornarem “objectos arquivados”, os escritos tornam-se mensagens para os seus destinatários e “possíveis amigos”.
*Sloterdijk, Peter. Regras para o parque humano: um resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo, José Oscar de Almeida Marques (trad.), Estação Liberdade, São Paulo, 2000
Professores
Observações
Curso Teórico Pós-laboral: Terra, água, fogo
Data 8 Março a 3 Maio 2023
Preço 140€ + 14€ (insc)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição
Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas à distância.
Casas saídas do barro, artefactos e narrativas míticas feitas com as mãos.
Com pedaço de barro moldaram-se bisontes nas cavernas; com terra e palha construíram-se tanto as mais simples abóbadas e domésticas habitações como zigurates e mastabas imperiais.
Com terra e água - calor do sol e depois fornos - criaram-se, também, os utensílios para cozinhar e objectos simbólicos que davam forma a mitos e sentido profundo às mais antigas comunidades.
Moldar e modelar – um "modus" em medida pequena. O barro e os moldes – as grandes obras escultóricas de mármore e metal também começaram pela argila, ou tiveram variantes experimentais nestes materiais simples.
Cobrir fachadas e paredes com pedrinhas coloridas lembrando obras dedicadas às musas, fazer presépios, bicharocos, santinhos e mafarricos. Dos mosaicos à azulejaria e ao figurado, na sua expressão nacional, entre o erudito e o popular.
O estatuto da cerâmica entre arte, artesanato e tecnologia. Testemunhos arqueológicos e sociais. Problemas de "médium" e técnica face à arte contemporânea. O ceramista e a importância atribuída à habilidade e perícia técnica.
Observações
Site de apoio: https://terra.historiasdaarte.com
Professores
Preço 110€ + 11€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Este módulo tem como objectivo dar a conhecer o trabalho de ilustradores e autores contemporâneos de Banda Desenhada, permitindo uma abordagem aos conteúdos históricos e formais da Ilustração e BD. O programa é constituído por pequenos blocos de formação específicos.
Observações
Professores
.Curso Teórico - Clinamen- desvios imprevisíveis- teóricos e artísticos
Data 17, 24, 31 de Maio e 7, 14, 21 e 28 Junho 2023.
Preço 120€ + 0,75€ (seg.)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição
Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00
Tipo pontual
Programa
Aulas à distância.
(O acontecimento que cria os seus precursores)
Epicuro pensou que um pequeno desvio na trajectória dos átomos podia ser responsável pela criação da vida; a noção desta ideia não determinista irá ser usada pela patafísica de Jarry e pelo dadaísmo de Marcel Duchamp.
No mesmo pressuposto, pode-se sair de muita tradição teórica mecanicista e determinista e dar conta de exemplos onde o imprevisto sai fora do curso das tradições e modas.
Nestas sessões iremos pegar, de forma um tanto aleatória, em exemplos teóricos e artísticos que “saem fora do baralho” fazendo jus ao desvio.
………………………………………………………………………………………………………………………………
Programa:
1- Um “não mais que o mínimo” (para que não seja tudo caótico) – marcas, traços e enigmas (rupestres, primitivos, clássicos e anti-clássicos).
Como Aristófanes e Luciano de Samósata também sacudiram mitos e meio mundo de ilustres.
2- Nas trevas do humano, mas sem pudores- o riso e o insano nos barbarismos medievais e os seus desabrochares latentes do pessimismo da Razão desassombrada em Goya.
3- Entre modelo-máquina e ideais liberais. A engrenagem da Sociedade Moderna pensada por Thomas Hobbes, um gigantesco Leviatã que também pode ser ironicamente sacudido por um Conto de um Tonel de Jonathan Swift.
Do mesmo modo, a tratadística estética que pode parecer seriamente dirigida a artistas é desviada em gozo social de catálogo de moda na “alta roda”.
4- A mancha como medium. Libertar a mão da vontade para divertir: “Uma mancha artificial é um produto do acaso com um pequeno grau de intenção” dizia Alexander Cozens. Leonardo da Vinci já recomendava as manchas como estímulo da fantasia e linhas e manchas irão continuar com Victor Hugo, seguindo pelo surrealismo em frottage de Max Ernst ou action painting de Pollock.
5- Quando o banal muda de lugar- O choque das letras e meta-palavrões da patafísica e trocadilhos de Duchamp eram mais gozos de “sprezzatura” que surrealismos a decifrar. O acaso encenado nos “ready mades corrigidos”, como se até estivessem submetidos à ciência do imaginário.
6- A pintura de Barnett Newman como Sublime revisitado de Heráclito e Longino numa modernidade em campo de cor – a baralhar os críticos americanos, chocando Plotino com Longino e chamando Nietzsche à baila.
Por último – Quando o próprio medium fica obsoleto e se torna estético – Christian Marclay e os objectos que se tornam sujeitos de performance. O som das velhas máquinas de projectar que se declina em buscas de utopias falhadas ou em felizes acasos com Tacita Dean.
Observações mais info: https://clinamen.historiasdaarte.com
Professores