Formação

Data 08 Out 2019 a 06 Fev 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 48h – 50 Créditos

Preço 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00

Tipo semestral

Programa O curso efectua um percurso desde a Pré-História até ao Maneirismo, seguindo um esquema cronológico. A metodologia simples e didáctica tem por objectivo dar a conhecer os principais temas de história de arte, com recurso a uma vasta informação visual e prestação de indicações bibliográficas.

Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com

Professores

Data 10 Jan a 24 Abr 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 28 horas - 25 Créditos

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. por ordem de inscrição

Horário 6ª feira das 11h00 às 13h00

Tipo pontual

Programa Uma metodologia simples e didáctica tem por objectivo dar a conhecer os principais temas de história da cerâmica, com recurso a uma vasta informação visual e à prestação de indicações bibliográficas.

Professores

Data 18 Fev a 09 de Jun 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 30 horas - 50 Créditos

Preço 187,50€ + 18,75€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição

Horário 3ª feira das 17h00 às 19h00

Tipo pontual

Programa Bloco de aulas que aborda criticamente questões fundamentais da história da joalharia, ao longo de diversas épocas e culturas, procurando fazer pontes com a prática artística da joalharia contemporânea.

Professores

Data 18 Fev a 18 Jun 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 48h – 50 créditos

Preço 240€ + 24€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00

Tipo semestral

Programa Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.

Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com

Professores

Data 02 a 16 Dez 2019 e 13 Jan a 16 Mar de 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa
Carga Horária 33 horas - 50 Créditos

Preço 275€ + 27,5€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 2ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa Vamos mapear a história do cinema através de autores, filmes, correntes ou movimentos que, respondendo à realidade sua contemporânea ou reagindo à inovação tecnológica, interrogaram a linguagem cinematográfica, desviaram-se do cânone ou reinventaram a prática e a poética da imagem em movimento.

Professores

Data 10 Out 2019 a 06 Fev 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 32 horas - 50 Créditos

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00

Tipo semestral

Programa O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").

Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.



Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com

Professores

Data 02 a 30 Nov 2019
Local Localização: Ver observações
Carga Horária 10 horas - 25 Créditos

Preço 65€ + 6,50€ (Insc) + 0,75€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requsiitos. Por ordem de inscrição.

Horário Sábados das 15 às 17h30

Tipo pontual

Programa
Sob o signo nietzschiano, em que a via artística se opõe à do conhecimento, permanecendo na superfície das coisas, o curso tem como fio condutor a questão da semelhança e dissemelhança teórica e artística, a figuração e “desfiguração”, associada a diferentes noções de Razão e Verdade, onde as manifestações plásticas tanto pretendem captar mais além como preferem a “boa vontade da aparência”.

1- O momento medieval e seus prolongamentos renascentistas. A Imagem como indício de uma presença. As dissemelhanças corpóreas relativas ao Sagrado e a sua contaminação nas margens da figuração principal- as “formosas disformidades” do bestiário contra-natura.
2- O barroco num momento contraditório entre a Verdade cada vez mais científica e a afirmação do sagrado pelo poder da Imagem. O romantismo eivado de caprichos literários e artísticos. Cadalso/Goya: a ilusão na dissemelhança. Os insights que o intelecto discursivo não alcança.
3- A modernidade e o paradoxo da ironia. Da sofística ao dandy sofisticado. O flâneur que privilegia o transitório no lugar do clássico. A Luz zombeteira da patafísica ao Dada.
4- O reconhecimento do artifício. Confusão entre original e cópia- a negação do modelo e a negação da reprodução. Arbitrariedade dos sinais e mistura indiferenciada entre o verdadeiro e o falso. O medium e o objecto, o espaço da exposição e o da publicidade (Duchamp, Warhol, Broodthaers, Rodney Graham, Murakami…).

Observações

Auditório da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Praça das Amoreiras, 1250-020 Lisboa - Portugal

Professores

Observações Um programa formativo do Ar.Co em colaboração com a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva

Data 09 e 16 Dez 2019, 06, 13, 20, 27 Jan 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa
Carga Horária 15 horas– 25 créditos

Preço 110€ + 11€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 2ª feira das 19h00 às 21h30

Tipo pontual

Programa Tanto no acto criativo como na sua recepção a experiência estética tende a exceder os limites do perceptível. Na esteira do empirismo transcendental da filosofia de Gilles Deleuze, o curso tentará explorar este facto do ponto de vista de uma estética do virtual, ampliando a percepção das formas pelas forças que as provocam, povoam e expressam. Principais conceitos a estudar, estabelecendo conexões com diferentes processos artísticos: força, devir, acontecimento, aïon, plano de imanência, virtual.

Professores

Data 19 Fev a 11 Mar 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 8 horas - 25 Créditos

Preço 70€ + 7€ (Insc) + 0,75€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão

Horário 4ª feira das 15h00 às 17h00

Tipo pontual

Programa
Aventuras por mundos nunca vistos, encontros com seres fantásticos, locais temerários ou idílicos; tanto verdadeiros como apenas imaginados, foram povoando lendas e mitos desde os tempos mais antigos e encantando quem as escutava ou lia.
Neste curso, daremos conta do modo como as ilustrações que acompanhavam os relatos ou simplesmente os fabricaram, conseguiram prodigiosas divagações que os imortalizaram e que acabarão por se autonomizar em ficções populares e animadas.

Observações

Professores

Data 19 Fev a 13 Mai 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa
Carga Horária 24 horas - 25 Créditos

Preço 180€ + 18€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa A partir do legado fotográfico e patrimonial de Carlos Relvas, fotógrafo português do século XIX, contextualizam-se, através de uma reflexão teórica e dinâmica, os múltiplos surgimentos da actividade fotográfica nos inícios do séc. XIX, até à sua “morte” simbólica, nos finais do mesmo século. O “nascimento” da fotografia moderna e o estudo das correntes estéticas mais significativas do séc. XX, ajudarão a desenhar e a entender os contornos da fotografia dos inícios do séc. XXI.

Professores

Data 20 Fev a 18 Jun 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 32 horas - 50 Créditos

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00

Tipo semestral

Programa O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").

Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.



Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com

Professores

Data 02, 09, 16, 23 e 30 Mar, e 13 Abr 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa
Carga Horária 15 horas - 25 Créditos

Preço 110€ + 11€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão.

Horário 2ª feira das 19h00 às 21h30

Tipo pontual

Programa
“Correspondências que não vão mais ser entregues deixam de ser mensagens para possíveis amigos e transformam-se em objectos arquivados” (Peter Sloterdijk, 2000)*. Os escritos e testemunhos de e sobre artistas, nas suas mais variadas formas - diários, cartas, lições e reflexões - permitem que exploremos o tema do processo criativo e sua reflexão estética e filosófica, atravessando, de uma forma não linear, diferentes gerações, épocas e movimentos artísticos (com abordagem de casos do romantismo, modernidade, modernismo, pós-modernismo e arte contemporânea). Ao invés de se tornarem “objectos arquivados”, os escritos tornam-se mensagens para os seus destinatários e “possíveis amigos”.

*Sloterdijk, Peter. Regras para o parque humano: um resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo, José Oscar de Almeida Marques (trad.), Estação Liberdade, São Paulo, 2000

Professores

Observações

Data 18 Mar a 15 Abr 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 8 horas - 25 Créditos

Preço 70€ + 7€ (Insc) + 0,75€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos, por ordem de admissão

Horário 4ª feira das 15h00 às 17h00

Tipo pontual

Programa Os rumores voam e reproduzem-se nas lendas. Estão associados à deusa Fama e tanto podem encobrir a verdade nas trevas, como fazê-la derivar nas fantasias mais maravilhosas. O curso aborda as incursões fantasiosas no campo científico, que originavam lendas e figurações fabulosas, tratadas como prodigiosas descobertas que encontraram eco no campo da ilustração. Considerando um período histórico que vai da Antiguidade ao século XXI, daremos conta de projectos de engenhos virtuosos desenhados e gravados que, à semelhança de um hipertexto virtual, fizeram

Observações

Professores

Observações

Data 31 Mar a 16 Jun 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa
Carga Horária 22 horas - 25 Créditos

Preço 180€ + 18€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa Módulo histórico e teórico sobre a fotografia moderna e contemporânea. Análise de temas e autores cujas obras marcam os diferentes posicionamentos estéticos no actual panorama da fotografia artística.

Professores

Data 22 Abr a 17 Jun 2020
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 16 horas - 25 Creditos

Preço 132€ + 13,20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 4ª feira das 15h00 às 17h00

Tipo pontual

Programa Este módulo tem como objectivo dar a conhecer o trabalho de ilustradores e autores contemporâneos de Banda Desenhada, permitindo uma abordagem aos conteúdos históricos e formais da Ilustração e BD. O programa é constituído por pequenos blocos de formação específicos.

Observações

Professores