Formação

Data 14 Out 2021 a 15 Fev 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Créditos

Preço 245€+ 24,5€(Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00

Tipo semestral

Programa
Aulas à distância.
O curso efectua um percurso desde a Pré-História até ao Maneirismo, seguindo um esquema cronológico. A metodologia simples e didáctica tem por objectivo dar a conhecer os principais temas de história de arte, com recurso a uma vasta informação visual e prestação de indicações bibliográficas.

Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com

Professores

Data 03 Mar a 28 Jun 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 créditos

Preço 245€+ 24,5€(Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª e 5ª feira das 16h30 às 18h00

Tipo semestral

Programa
Aulas à distância.
Este módulo segue o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias. A metodologia simples e didáctica recorre a grande quantidade de informação visual e prestação de indicações bibliográficas.

Observações
Site de apoio à disciplina:
www.historiasdaarte.com

Professores

Data 29 Abril, 6, 13, 20, 27 Maio e 3 de Junho 2022
Local À distância/On-line

Preço 100€ - 25 créditos

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário sexta-feira das 11h às 13h

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Bastando menos que uma faca, por vezes apenas as mãos, foi da matéria mais simples que saíram os primeiros objectos de uso prático ou protector - contentor, adorno, amuleto.
Esses objectos atravessaram todas as civilizações e os sentidos neles escondidos são História da Humanidade bem guardada. Plasticamente, atingiram a perfeição em tempos tão antigos que, em muitos casos, nem escrita existe para os descrever.
Mas viajaram no tempo, misturando sagrado e profano, erudito e popular. A técnica não se perdeu, antes se aperfeiçoou, ao ponto da tecnologia precisar tanto da cerâmica como dantes o oleiro que dela vivia.
Como nada existe isolado, iremos convocar outros suportes e outras artes à baila e deixar que o fio das histórias faça de roda, e as imagens que as mãos criaram, ou os xamãs invocaram, cheguem a instalações contemporâneas, ricas de mistério, com a arte mais “povera”.

Professores

Data 14 Out 2021 a 10 Fev 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Créditos

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00

Tipo semestral

Programa
Aulas à distância.
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").

Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.



Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com

Professores

Data 2 Nov 2021 a 14 Dez 2021 e 11 Jan a 22 Fev 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Creditos

Preço 180€ + 18€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª feira das 18h às 20h

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Conjunto de aulas que abordam criticamente épocas, culturas e questões fundamentais da história da joalharia, procurando fazer pontes com a prática artística da joalharia contemporânea.

Professores

Data 6, 13, Dezembro 2021, 3, 10, 17, 24 Janeiro 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 25 créditos

Preço 110€ + 11€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 2ª feira das 18h00 às 20h30

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Tanto no acto criativo como na sua recepção a experiência estética tende a exceder os limites do perceptível. Na esteira do empirismo transcendental da filosofia de Gilles Deleuze, o curso tentará explorar este facto do ponto de vista de uma estética do virtual, ampliando a percepção das formas pelas forças que as provocam, povoam e expressam. Eixos principais a estudar, estabelecendo conexões com diferentes processos artísticos e pensamentos filosóficos de outros autores que sustentam o sentido que os atravessa: traço, tempo, menor.

Professores

Data 10 Jan a 28 Mar 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Créditos

Preço 275€ + 27,5€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 2ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
No curso História(s) do Cinema abordamos autores, filmes, correntes ou movimentos que, respondendo à realidade sua contemporânea, desviaram-se do cânone e reinventaram a prática e a poética da imagem em movimento.
Ancorando filmes, gestos e conceitos na história do cinema, este ano lectivo vamos privilegiar obras de cineastas que, no pós-guerra e ao longo dos anos 50 e 60, interrogaram a fundo a linguagem cinematográfica através da sua relação com o real, realizando um cinema de grandes desafios estilísticos e formais. Tais como Roberto Rossellini, Cecilia Mangini, Lino Del Fra, Agnès Varda, Chris Marker e Babette Mangolte.

Observações

Professores

Data 19 Jan a 9 Fev 2022
Local À distância/On-line

Preço 70€ + 7€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão

Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa
À margem - Bestiário, bizarrias, ilustrações, em cruzamentos com textos e outras artes de "primeira página".

Aulas à distância.
Ilustrar significa trazer à luz e, na história, o engenho artístico deu livre curso à fantasia, muitas vezes para chegar a mundos inacessíveis à Razão.
O bestiário serviu também para falar do humano por outras vias, como apartes aos textos e narrativas ou outras adulterações, quando as maravilhas do Mundo ainda estavam por conhecer e alcançar.
O mundo moderno, confiante nas simpatias das espécies de toda a Criação, vai perscrutar na fisionomia dos bichos a psicologia do Humano, esbatendo as margens de ambos.
Artisticamente as hierarquias também se diluem, transitando para a grande tela esse bestiário menor dos cadernos de esboço, enquanto o humano se enuncia em devires mais monstruosos.

Professores

Data 2 a 23 Mar 2022
Local À distância/On-line

Preço 70€ + 7€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos, por ordem de admissão

Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa
Na senda de Mnemósine: a utopia da Babel; o Atlas mundo e as associações em cadeia de hipertexto.
Aulas à distância:
Mnemósine – a deusa da memória e mãe das musas, aliada ao Atlas que suporta o mundo, transforma-se numa arte de reconstituição visual e apoio à oratória, sendo também sintoma do desejo humano de tudo conhecer e de tudo controlar.
O seu uso expressar-se-á em taxionomias visuais e esquemas científicos, na lógica imagética da linguagem e nos jogos gramaticais de mnemónicas - a arte total em teatros de conceitos e imagens, microcosmos da representação de tudo o que existe ou possa ser pensado.
Esta ideia de um Atlas total imagético, implica também o ensejo de superar a Razão - no uso de drogas, ao mergulhar no inconsciente dos lapsus linguae, nos trocadilhos da patafísica, no Dada, no Surrealismo.
Na senda da Memória, como monumental compilação das formas artísticas, passaremos das brincalhonas caricaturas da História da Arte da autoria de Ad Reinhardt a projectos mais complexos de viagem das imagens pelo tempo (Warburg), até chegarmos ao seu inverso – a melancolia do que está condenado ao esquecimento (os projectos de Robert Smithson ou as pantominas de Rodney Graham).

Professores

Observações

Data 15 e 22 de março 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 25 créditos

Preço 40€ + 4€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos.Por ordem de inscrição.

Horário 3ª feira das 18h às 20h

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais
Duas sessões que tratam da tradição multimilenar da joalharia na Índia, dos primórdios às tradições regionais e tribais, passando pela interacção com as técnicas europeias pela mão dos portugueses.

Professores

Data 2 Mar a 25 Maio 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 25 Créditos

Preço 180€ + 18€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 4ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
A partir do legado fotográfico e patrimonial de Carlos Relvas, fotógrafo português do século XIX, contextualizam-se, através de uma reflexão teórica e dinâmica, os múltiplos surgimentos da actividade fotográfica nos inícios do séc. XIX, até à sua “morte” simbólica, nos finais do mesmo século. O “nascimento” da fotografia moderna e o estudo das correntes estéticas mais significativas do séc. XX, ajudarão a desenhar e a entender os contornos da fotografia dos inícios do séc. XXI.

Professores

Data 8 Mar a 17 Mai 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 25 Créditos

Preço 180€ + 18€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Módulo histórico e teórico sobre a fotografia moderna e contemporânea. Análise de temas e autores cujas obras marcam os diferentes posicionamentos estéticos no actual panorama da fotografia artística.

Professores

Data 03 Mar a 23 Jun 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Créditos

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 20h00 às 22h00

Tipo semestral

Programa
Aulas à distância.
O que são a "Modernidade", o "Modernismo", o "Pós-Modernismo"? Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente. A arte do "Renascimento" conduzir-nos-á a dois passados e a dois futuros: um passado, próximo, com que se rompe (o "medieval") e um passado remoto que legitima as mudanças (a "Antiguidade"). Um futuro que constrói uma cultura "clássica", em prolongamento das (e)utopias renascentistas, e um futuro que as inflecte, que as transforma, até à destruição da cultura "clássica". Partindo de questões da cultura contemporânea para interrogar o passado, o caminho traçado não é cronologicamente linear. O conjunto de obras discutidas limita-se, exclusivamente, à pintura, escultura e arquitectura e a uma tradição cultural "europeia" (ou "ocidental", para mais obviamente incluir os prolongamentos "coloniais" e "globalizadores").

Observações
Uma introdução à História da Arte organizada por temas; centrada no conceito de "Arte Moderna", no seu antes e depois; estruturada em dois semestres lectivos, podendo ser frequentados separadamente.



Blog de apoio à disciplina:
http://aartemodernaeantesedepoisdois.blogspot.com

Professores

Data 7, 14, 21, 28 Março, 4 e 11 Abril 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 25 Créditos

Preço 110€ + 11€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão.

Horário 2ª feira das 18h00 às 20h30

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
“Correspondências que não vão mais ser entregues deixam de ser mensagens para possíveis amigos e transformam-se em objectos arquivados” (Peter Sloterdijk, 2000)*. Os escritos e testemunhos de e sobre artistas, nas suas mais variadas formas - diários, cartas, lições e reflexões - permitem que exploremos o tema do processo criativo e sua reflexão estética e filosófica, atravessando, de uma forma não linear, diferentes gerações, épocas e movimentos artísticos (com abordagem de casos do romantismo, modernidade, modernismo, pós-modernismo e arte contemporânea). Ao invés de se tornarem “objectos arquivados”, os escritos tornam-se mensagens para os seus destinatários e “possíveis amigos”.

*Sloterdijk, Peter. Regras para o parque humano: um resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo, José Oscar de Almeida Marques (trad.), Estação Liberdade, São Paulo, 2000

Professores

Observações

Data 7 Abril a 2 Junho 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 25 Creditos

Preço 140€ + 14€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 18h00 às 20h00

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Este módulo tem como objectivo dar a conhecer o trabalho de ilustradores e autores contemporâneos de Banda Desenhada, permitindo uma abordagem aos conteúdos históricos e formais da Ilustração e BD. O programa é constituído por pequenos blocos de formação específicos.

Observações

Professores

Data 1, 8, 15, 22 Junho 2022
Local À distância/On-line

Preço 90€ - 25 créditos

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 4ª feira das 17h30 às 20h

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.

Com o artista doutor os sentidos espiritualizaram-se e a pintura poética foi passando da mitologia à filosofia. Nos Países Baixos o "pictor vulgaris” também podia ser taberneiro e até as naturezas mortas passaram de “vanitas” a apetitosos manjares. À francesa, a galantaria foi delicada como uma porcelana, inebriou-se em vapores e perfumou a atmosfera. A música quis ser pintura e a pintura fez sinestesia – o Simbolismo conjugou tudo, enquanto o Impressionismo se libertou da literatura. Num instante, já se simulava a imagem em movimento, para lá dos “tableaux vivants” e dos panoramas. Faltaria a psicanálise conjugar-se com o surrealismo e este entrar no cinema. A dissonância levaria ao limite o quadro-ritmo de Kandinsky, até a destruição das regras ser o mote. Chegar-se-ia ao silêncio, tal como em happenings meninas lamberiam marmelada na carroceria de um automóvel. Pelos interstícios, sobraria o gozo, a ironia e o pastiche em citação pós-moderna - “let’s look at a trailer”.

Professores