CURSO COMPLETO DE CINEMA/IMAGEM EM MOVIMENTO 2023/2024
Responsáveis: Marcelo Costa, Maria Mire.
Curso regular de 3 anos dedicado à aprendizagem dos aspectos técnicos e teóricos envolvidos no trabalho criativo da imagem em movimento, tanto no âmbito cinematográfico como no campo das artes plásticas. Acompanhamento progressivamente mais personalizado, promovendo o desenvolvimento de uma dimensão autoral do trabalho. Opção de desenvolvimento posterior com candidatura a Projecto Individual e/ou Curso Avançado de Artes Visuais.
Professores: Camila Vale, Gonçalo Robalo, Inês Oliveira, Inês Sapeta Dias, Leonardo Simões, Leonor Noivo, Luciana Fina, Flávia Gusmão, Joana Cunha Ferreira, Marcelo Costa, Maria Mire, Miguel Tavares, Nuno Martinho, Nuno Saraiva, Ricardo Guerreiro / Monitores: Bruno Mairos
Propina 10 x 210€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Programa Primeiro nível do Curso regular de 3 anos. É encorajada uma atitude experimental, visando o desenvolvimento de uma sensibilidade para a imagem em movimento, nos seus aspectos mais práticos e técnicos. O objectivo central deste nível é a criação de um portefólio colectivo e individual, consistente e diversificado, que espelhe as aprendizagens adquiridas e revele a dimensão artística do trabalho realizado.
Disciplinas
Observações Aceitam-se inscrições para o 2º Semestre mediante entrevista prévia. Mais informações na secretaria
Propina 10 x 200€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)
Condições de Admissão Cinema/Imagem em Movimento 1 ou formação equivalente. Apresentação de portfolio. Entrevista.
Programa
Segundo nível do Curso regular de 3 anos. Aprofundamento da atitude experimental, visando progressos do trabalho nível autoral.
O ano será dividido em três partes: no primeiro trimestre será dada especial atenção aos exercícios práticos realizados fora das aulas e posteriormente discutidos em conjunto. Os exercícios têm por objectivo reflectir a adequação entre ponto de vista, linguagem cinematográfica e objecto final, preparando os alunos para o desenvolvimento de um projecto pessoal. O segundo trimestre será dedicado à escrita e discussão do projecto anual, de carácter individual, e à sua pré-produção. No terceiro trimestre serão realizadas as rodagens, discutidos os materiais filmados e acompanhadas as montagens até à conclusão dos trabalhos. O curso acolherá vários convidados que contribuirão com as suas experiências e especializações para o alargamento e abertura de horizontes compositivos.
Disciplinas
Propina 10 x 200€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)
Condições de Admissão Cinema/Imagem em Movimento 2 ou formação equivalente. Apresentação de portfolio. Entrevista.
Programa
Terceiro nível do Curso regular de 3 anos. Aprofundamento do trabalho pessoal, que nesta fase deverá adquirir um elevado nível de autonomia. Realização de um projecto individual de fôlego, implicando meios de produção e objectivos consistentes.
Serão criadas condições para a realização de um estágio pós-curricular em instituições do sector cultural e/ou de produção cinematográfica, de modo a incentivar uma experiência profissionalizante dos alunos que concluem este ciclo de estudos.
Disciplinas
Observações Com a conclusão de Cinema/Imagem em Movimento 3 é conferido o Certificado do Plano de Estudos Básico em Cinema/Imagem em Movimento. Opção de desenvolvimento do treino e aprendizagem: Projecto Individual e/ou Curso Avançado de Artes Visuais.
Preço 105€ + 10,50€ (Insc) + 0,75€ (seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 2ª feira das 14h30 às 17h
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais
Neste workshop pretende-se fomentar uma colaboração efectiva entre participantes com uma sensibilidade mais cinematográfica e outros com uma sensibilidade mais próxima da disciplina da ilustração. O confronto de linguagens deverá dar lugar a uma representação esquemática, em imagens sequenciais, do enredo e ritmo de um projecto de filme.
Professores
Preço 115€ + 11,50€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Introdução prática à edição de vídeo e aos seus aspectos principais: importação, resoluções, formatos, cortes, exportação. Análise de excertos de filmes: a energia nos cortes e nos planos.
Professores
Workshop: Dispositivos da Imagem em Movimento - Projecções e Construções Ópticas
Data 4 Jan a 8 Fev 2024
Preço 170€ + 17€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Consideram-se, num contexto laboratorial e através de uma perspectiva arqueológica, os aparelhos ópticos e os dispositivos pré-cinematográficos. Os participantes vão produzir eles próprios aparatos analógicos da imagem e reflectir sobre eles. A partir da prática artística e através da experimentação, pretende-se abrir a discussão sobre algumas das especificidades da imagem em movimento, nomeadamente a questão da objectualização da imagem no espaço.
Professores
Curso Teórico: História(s) do cinema.
Data 15 Jan a 21 Mar 2024
Preço 310€ + 31€ (Insc) + 2,50€ (seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.
Horário 2ª feira das 18h às 21h (dia 14 e 21 de Março 5ª feira das 14h às 17h)
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Vamos mapear a história do cinema através de autores, filmes, correntes ou movimentos que, respondendo à realidade sua contemporânea ou reagindo à inovação tecnológica, interrogaram a linguagem cinematográfica, ultrapassaram o cânone ou reinventaram a prática e a poética da imagem em movimento.
Professores
Workshop de Cinema: Arquivo e Montagem
Data 22 Fev a 18 Abr de 2024
Preço 225€ + 22,50€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão.
Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00
Tipo pontual
Programa
Aulas presenciais.
Este workshop será orientado para a construção de um pequeno filme, recorrendo a imagens e sons de arquivos públicos e institucionais, pessoais e familiares, gráficos, fotográficos ou em movimento. Será através da apropriação de imagens e sons, extraindo-os do seu contexto original para os remontar e recompor, que surgirá um novo objecto fílmico.
Professores