Formação

Nota: Atendendo à situação de pandemia que temos vivido e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas para o ano lectivo 2021/22 poderão sofrer adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância ou presencial (ou um misto de ambos os regimes em casos excepcionais) - privilegiando o Ar.Co, sempre que possível, o regime presencial. Os horários anunciados mencionam pois a modalidade de frequência na qual a disciplina em questão, excepto em caso de impossibilidade, será ministrada. O Ar.Co seguirá de perto e implementará todas as orientações da DGS, nomeadamente o uso de máscara, distanciamento e meios de higienização.


CURSO COMPLETO DE CINEMA/IMAGEM EM MOVIMENTO 2021/2022

Responsáveis: Marcelo Costa, Maria Mire.

Curso regular de 3 anos dedicado à aprendizagem dos aspectos técnicos e teóricos envolvidos no trabalho criativo da imagem em movimento, tanto no âmbito cinematográfico como no campo das artes plásticas. Acompanhamento progressivamente mais personalizado, promovendo o desenvolvimento de uma dimensão autoral do trabalho. Opção de desenvolvimento posterior com candidatura a Projecto Individual e/ou Curso Avançado de Artes Visuais.
Professores: André Constantino, Camila Vale, Gonçalo Robalo, Inês Oliveira, Inês Sapeta Dias, Leonardo Simões, Luciana Fina, Joana Cunha Ferreira, Marcelo Costa, Maria Mire, Miguel Tavares, Nuno Martinho, Nuno Saraiva, Ricardo Guerreiro / Monitores: Margarida Fonseca e Bruno Mairos

Data 13 Out 2021 a 29 Jun 2022
Duração Anual
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa

Propina 10 x 190€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Programa Primeiro nível do Curso regular de 3 anos. É encorajada uma atitude experimental, visando o desenvolvimento de uma sensibilidade para a imagem em movimento, nos seus aspectos mais práticos e técnicos. O objectivo central deste nível é a criação de um portefólio colectivo e individual, consistente e diversificado, que espelhe as aprendizagens adquiridas e revele a dimensão artística do trabalho realizado.

Disciplinas

Observações Aceitam-se inscrições para o 2º Semestre mediante entrevista prévia. Mais informações na secretaria

Anexos Horário Cinema/Imagem em Movimento

Data 13 Out 2021 a 29 Jun 2022
Duração Anual
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa

Propina 10 x 190€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)

Condições de Admissão Cinema/Imagem em Movimento 1 ou formação equivalente. Apresentação de portfolio. Entrevista.

Programa
Segundo nível do Curso regular de 3 anos. Aprofundamento da atitude experimental, visando progressos a nível do carácter autoral do trabalho de cada aluno.
O ano será dividido em três partes, no primeiro trimestre será dada especial atenção aos exercícios práticos realizados fora das aulas e posteriormente discutidos em conjunto. Os exercícios têm por objectivo reflectir a adequação entre ponto de vista, linguagem cinematográfica e objecto final, preparando os alunos para o desenvolvimento de um projecto pessoal. O segundo trimestre será dedicado à escrita e discussão do projecto anual, de carácter individual, e à sua pré-produção. No terceiro trimestre serão realizadas as rodagens, discutidos os materiais filmados e acompanhadas as montagens até à conclusão dos trabalhos. O curso acolherá vários convidados que contribuirão com as suas experiências e especializações para o alargamento e abertura de horizontes compositivos.

Disciplinas

Anexos Horário Cinema/Imagem em Movimento

Data 13 Out 2021 a 29 Jun 2022
Duração anual
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa

Propina 10 x 190€ + 150€ (Insc) + 4,50€ (Seg) (para inscrições até 15 de Setembro)

Condições de Admissão Cinema/Imagem em Movimento 2 ou formação equivalente. Apresentação de portfolio. Entrevista.

Programa
Terceiro nível do Curso regular de 3 anos. Aprofundamento do trabalho pessoal que deverá adquirir um elevado nível de autonomia. Realização de um projecto individual de fôlego, implicando meios de produção e objectivos consistentes.
Serão criadas condições para a realização de um estágio pós-curricular em instituições do sector cultural e/ou de produção cinematográfica, de modo a incentivar uma experiência profissionalizante dos alunos que concluem este ciclo de estudos.

Disciplinas

Observações Com a conclusão de Cinema/Imagem em Movimento 3 é conferido o Certificado do Plano de Estudos Básico em Cinema/Imagem em Movimento. Opção de desenvolvimento do treino e aprendizagem: Projecto Individual e/ou Curso Avançado de Artes Visuais.

Anexos Horário Cinema/Imagem em Movimento

Data 2 a 30 Mar 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 125€ + 12,50€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 4ª feira das 14h30 às 17h

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância ou presenciais
Pretende-se fomentar uma colaboração efectiva entre participantes com uma sensibilidade mais cinematográficas e outros com uma sensibilidade mais próxima da disciplina da ilustração. O confronto de linguagens deverá dar lugar a uma representação esquemática, em imagens sequenciais, do enredo e ritmo de um projecto de filme.

Professores

Data 15 Out a 17 Dez 2021
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 250€ + 25€ (Insc) + 2,50 (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 6ª feira das 18h às 21h

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
A paisagem e o território que envolvem a escola serão tomados como centro de dois tipos de exercícios ou viagens exploratórias. Uma será feita na sala de aula: iremos ver e discutir uma série de filmes que permitem explorar, não só algumas imagens e questões da paisagem do Beato e Marvila, mas também os modos como o cinema se relaciona com um espaço existente. O outro destina-se a ser desenvolvido fora das aulas: uma série de exercícios que incitarão à exploração e ao mapeamento de um território (físico, emocional ou outro) nas redondezas da escola.

Observações

Professores

Data 4 a 25 de Nov 2021
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 100€ + 10€ (Insc) + 0,75€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
Introdução prática à edição de vídeo e aos seus aspectos principais: importação, resoluções, formatos, cortes, exportação. Análise de excertos de filmes: a energia nos cortes e nos planos.

Professores

Data 20 e 27 de Novembro 2021
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 50€ + 0,75€ (seguro escolar)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário Sábados das 10h30 às 13h30

Tipo pontual

Programa
Neste Seminário Luciana Fina apresenta a investigação, as imagens e os sons trabalhados na concepção, desenho e montagem da exposição ANDRÓMEDA, inaugurada este ano em Lisboa, nas Carpintarias de São Lázaro, no programa do Festival Temps d’Images.

Concebida para ambiente expositivo, ANDRÓMEDA convoca o pensamento crítico, a expressão artística e cinematográfica inscritos no palimpsesto da televisão pública italiana nos anos 1960 e 1970. São os anos da entrada do meio televisivo no espaço doméstico, os mesmos em que o cinema questiona profundamente a sua relação com o real e em que surge a resposta experimental da primeira videoarte. Curto-circuitando memória subjectiva e memória colectiva, bem como a condição do proto e do pós-espectador, Luciana Fina documenta e revitaliza a complexidade das ideias e das artes num momento singular da história da imagem.

Observações + info

https://www.carpintariasdesaolazaro.pt/andrómeda
https://www.tempsdimages-portugal.com/2021/obras/andromeda/

Professores

Data 3 a 7 Jan 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 150€ + 15€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem Requisitos. por ordem de inscrição.

Horário 2ª a 6ª feira 14h00 às 17h00

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
Filmagem em cadáver esquisito em filme super 8. Breve introdução teórica aos princípios fundamentais da fotoquímica e notas sobre a história dos laboratórios artesanais/artísticos e actualidade dos mesmos. Introdução às técnicas de revelação em 8mm, em filme reversível preto e branco. Passagem dos filmes revelados para digital.
Análise dos resultados do workshop.

Professores

Data 6 Jan a 17 Fev 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa

Preço 175€ + 17,5€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
Consideram-se, num contexto laboratorial e através de uma perspectiva arqueológica, os aparelhos ópticos e os dispositivos pré-cinematográficos. Os participantes vão produzir eles próprios aparatos analógicos da imagem e reflectir sobre eles. A partir da prática artística e através da experimentação, pretende-se abrir a discussão sobre algumas das especificidades da imagem em movimento, nomeadamente a questão da objectualização da imagem no espaço.

Professores

Data 10 Jan a 28 Mar 2022
Local À distância/On-line
Carga Horária 50 Créditos

Preço 275€ + 27,5€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 2ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
No curso História(s) do Cinema abordamos autores, filmes, correntes ou movimentos que, respondendo à realidade sua contemporânea, desviaram-se do cânone e reinventaram a prática e a poética da imagem em movimento.
Ancorando filmes, gestos e conceitos na história do cinema, este ano lectivo vamos privilegiar obras de cineastas que, no pós-guerra e ao longo dos anos 50 e 60, interrogaram a fundo a linguagem cinematográfica através da sua relação com o real, realizando um cinema de grandes desafios estilísticos e formais. Tais como Roberto Rossellini, Cecilia Mangini, Lino Del Fra, Agnès Varda, Chris Marker e Babette Mangolte.

Observações

Professores

Data 11 Jan a 15 Fev 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.

Preço 150€ + 15€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 3ª feiras das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
Exercício em equipa consistindo no remake de um excerto de um filme. Será dada especial atenção a alguns elementos clássicos da rodagem: o trabalho com os actores, a iluminação da cena, o trabalho de equipa e a captação de som.

Professores

Data 22, 29 Janeiro e 5, 12 Fevereiro 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Carga Horária 12 horas

Preço 110€ + 0,75€ (seg.)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário Sábados das 10h às 13h

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
A indústria cinematográfica impôs, ao longo do século XX, um modo muito específico de fazer cinema. Chamamos Cinema Clássico a esse cinema ganhador, entre a indústria e a arte, com os seus códigos estéticos e narrativos próprios e a sua economia particular. Como se impôs esse cinema e que códigos são esses? Tentamos dar respostas as estas questões a partir da análise de excerptos de filmes exemplares

Professores

Data 3 Mar a 28 Abr 2022
Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa

Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de admissão.

Horário 5ª feira das 18h00 às 21h00

Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais.
Este workshop será orientado para a construção de um pequeno filme, recorrendo a imagens e sons de arquivo: públicos e institucionais, pessoais e familiares, gráficos, fotográficos ou em movimento. Será através da apropriação de imagens e sons, extraindo-os do seu contexto original para os remontar, recompor, que se procurará produzir um novo objecto fílmico.

Data 5 Mai a 2 Jun 2022
Local À distância/On-line

Preço 125€ + 12,5€ (Insc)

Condições de Admissão Sem requisitos. Por ordem de inscrição.

Horário 5ª feira das 18h às 21h

Tipo pontual

Programa
Aulas à distância.
Desenvolvimento de pontos de vista personalizados e singulares a partir de exercícios práticos focados na experiência pessoal de cada participante. Trata-se de potenciar memórias pessoais considerando os condicionalismos específicos da inscrição cinematográfica/fotográfica. Pretende-se assim a realização de “objectos” interpessoais.

Professores