descarregar estatutos.pdf
O Ar.Co nasceu em 1973 como escola de arte independente dedicando-se à experimentação, à formação e à divulgação das artes, artesanias e disciplinas da comunicação visual.
Ontem como hoje, a natureza alternativa do projecto pedagógico centra-se numa forte ênfase conferida à experimentação prática, na promoção de uma atmosfera escolar pluridisciplinar e numa concepção do ensino artístico como servindo os mais diversos públicos e objectivos.
As suas principais áreas de formação – Desenho, Pintura, Fotografia; Joalharia; Cerâmica; Ilustração/Banda Desenhada; Cinema/ Imagem em movimento; História e Teoria da Arte; Projectos Individuais e multi-disciplinares – contribuem para uma oferta que se traduz, quer num treino completo, profissionalizante e competitivo, quer em oportunidades pontuais de sensibilização ou reciclagem, não descurando as dimensões de aprendizagem técnica e de experiência terapêutica.
A par da formação e como parte integrante desta, o Ar.Co promove encontros e conferências com especialistas numa vasta gama de áreas, realiza exposições públicas incidindo sobre a produção escolar e, ciclicamente, sobre a produção nacional e internacional de uma ou várias das suas áreas disciplinares.
O Ar.Co mantém relações de colaboração com outras escolas e entidades institucionais e privadas, nacionais e internacionais, visando a promoção de iniciativas no contexto dos seus objectivos e vocação.
O Ar.Co é uma associação cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública.
Manuel Costa Cabral (Presidente)
Fernando Olavo (Vice-Presidente)
Elisabete Ruivo (Secretária)
Isabel Balreira(Secretária)
Bruno Silva da Costa Cabral (Presidente)
João Assis Gomes
Guilherme Castro Caldas
João Assis Gomes
Manuel Costa Cabral
Sérgio Gomes
Manuel Castro Caldas (Presidente)
Miguel Branco (Vice-Presidente)
Marcelo Costa(Tesoureiro)
Ana Bustorff Martinho (Secretário)
António Marques (Vogal)
Catarina Silva (Vogal)
Madalena Parreira (Vogal)
Maria Ana Vasco Costa (Vogal)
Pedro Tropa (Vogal)
Manuel Castro Caldas
Manuel Costa Cabral (Presidente)
Manuel Castro Caldas
Pedro Calapez
Tereza Seabra
Afonso de Burnay
António Gomes de Pinho
Emílio Rui Vilar
Estela Magalhães Barbot
Francisco Sarsfield Cabral
Inês Soares dos Santos Canas
João Francisco Emauz Vasconcelos Guimarães
João Malhadas Teixeira
José Monteiro Fernandes Braz
Manuela Franco
Maria da Conceição Oliveira
Mary Espírito Santo Salgado
Ricardo José da Cruz Filipe
Teresa Patrício Gouveia
Localização Almada
Responsável Vasco Futscher
Coordenadora Madalena Parreira
Localização Lisboa
Responsável Gonçalo Robalo e Marcelo Costa
Localização Lisboa e Almada
Responsável Marcelo Costa
Localização Lisboa e Almada
Responsável Pedro Tropa
Localização Lisboa
Responsável Manuel Castro Caldas
Localização Lisboa
Responsável Daniel Lima e Madalena Parreira
Localização Lisboa
Responsável Catarina Silva
Localização Lisboa e Almada
Coordenador Manuel Castro Caldas
Em Lisboa, o Ar.Co ocupa desde 2017, com base num protocolo de cedência assinado com a Câmara Municipal de Lisboa, as instalações do antigo Mercado de Xabregas, na parte oriental da cidade. O complexo, remodelado segundo projecto do Arqto João Santa-Rita, alberga espaços oficinais, laboratórios de fotografia, estúdio de fotografia/cinema, salas destinadas a sessões teóricas, espaço multi-usos para programação de actividades, serviços de secretaria e financeiros, gabinete da direcção e um bar-cafetaria. Neste espaço funcionam actividades dos departamentos de Desenho, Pintura, Fotografia, Ilustração/BD, Joalharia, Cinema/Imagem em Movimento e História e Teoria de Arte.
Em Almada, o Ar.Co dispõe de uma quinta do século XIX reconvertida, com amplos espaços interiores e exteriores, que vem sendo objecto de sucessivas remodelações e ampliações.
As instalações compreendem um bar-cafetaria, a secretaria, a Biblioteca, laboratórios e estúdio de fotografia, fornos de cerâmica, salas de aula e espaços de ateliê.