879 Workshop Preto e Branco (IL)

Data 17 Fev a 5 Mai 2025

Docentes

  • André Pereira

Local Ar.Co – Antigo Mercado de Xabregas, Lisboa.
Horário 2ª feira das 18h às 20h
Tipo pontual

Programa
Aulas presenciais
Exploração das potencialidades expressivas e estilísticas do desenho a tinta preta, com um pé assente no cinema e o outro na banda-desenhada.
Partindo de referências do cinema a preto-e-branco, os alunos desenharão cenas-chave dos vários filmes filtrando a sua interpretação através do estilo de diferentes autores de banda desenhada. Fá-lo-ão exclusivamente com recurso à tinta preta.
O workshop será dividido em duas fases. Em cada sessão da primeira fase, será dado um novo par filme/BD para interpretar: tanto se poderá desenhar um cenário do Metropolis, de Fritz Lang, com as linhas grossas e seguras de um Jack Kirby, como uma cena de O Sangue, de Pedro Costa, à luz do traço tremido e anárquico de um Brian Chippendale. Numa segunda fase, os desenhos produzidos servirão como ponto de partida para a elaboração de duas pranchas em banda-desenhada da autoria dos alunos inscritos.
O objectivo do programa é promover o desenvolvimento de duas competências essenciais: 1) princípios de composição de cena e modulação de luz aplicáveis tanto à ilustração como à banda-desenhada; e 2) técnicas de observação para identificar as características que configuram o estilo gráfico de diversos autores, para depois os aplicar e adaptar conscientemente, de acordo com as afinidades de cada um. Os participantes aprenderão também a identificar os materiais adequados à execução das diferentes gamas de expressão propostas, sempre no domínio do desenho a tinta preta.

Observações Para a primeira sessão, os alunos deverão trazer:
Bloco de papel A3 (de preferência com gramagem superior a 120g)
Canetas de tinta preta permanente de várias grossuras (com pontas entre os 0.1 e 0.8)
Marcador de tinta preta muito grosso.